21 de abr. de 2008

Colesterol e a Saúde Cardíaca

Colesterol e a saúde cardíaca


Colesterol elevado é ruim para sua saúde cardíaca. Pode causar o aumento de depósitos gordurosos em suas artérias e causar-lhes estreitamento, tornando mais difícil para seu coração bombear sangue pelo corpo.

Outros fatores de risco que afetam sua saúde cardíaca são:

  • Idade e sexo
  • Se você fuma
  • Pressão sanguínea
  • Diabetes
  • Se você tem histórico familiar de problemas cardíacos prematuros
  • Etnia

Contudo, a boa notícia é que 80% das doenças cardíacas podem ser prevenidas através de escolhas de dieta e estilo de vida, então existem passos simples que você pode dar para ajudar a reduzir seu risco.

O que é o Colesterol ?

Se você pudesse ver  seu coração, não cuidaria melhor dele?


Nas últimas três décadas, as doenças cardiovasculares têm sido a principal causa de morte no Brasil, sendo que o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração. 


O colesterol é um tipo de gordura encontrado em todas as células do nosso corpo. Altos níveis de colesterol são um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, pois o acúmulo dele nas artérias pode causar o seu estreitamento. Esse processo, por sua vez, pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC). 
No entanto, 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se os níveis de colesterol sanguíneos estivessem controlados. Por isso, Becel, que sabe tudo sobre o coração e o colesterol, sugere que você faça pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares para ter uma vida mais saudável e controlar o seu colesterol:
Insira gorduras boas nas refeições
Nem todas as gorduras são ruins! Elas são importantes fontes de energia, auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, entre outras funções. As chamadas “essenciais” (Omega-3 e 6) não são produzidas pelo organismo e devem ser ingeridas por meio das refeições.
Substitua gorduras ruins por gorduras boas
Evite alimentos fontes de gorduras saturadas e trans. Essas gorduras, quando ingeridas em excesso, podem aumentar os níveis de colesterol no sangue. Elas estão presentes, por exemplo, na manteiga, no creme de leite integral, nas carnes gordurosas, entre outros. As gorduras boas, mono e poliinsaturadas, podem ser encontradas, por exemplo, nos óleos vegetais e nos produtos derivados desses óleos, como as margarinas e os cremes vegetais.
Inclua fitoesteróis na sua alimentação
Os fitoesteróis são uma substância de origem vegetal, comprovadamente eficaz na redução do colesterol, pois reduz a absorção do colesterol no intestino. Alimentos enriquecidos são ótimas fontes de fitoesteróis, como cremes vegetais e iogurtes.

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...