29 de abr. de 2011

Água morna em jejum ajuda a emagrecer, segundo a medicina chinesa?



Que a água é um excelente auxiliar na hora de perder uns quilinhos, os cientistas já provaram. Mas você sabia que ingerir o líquido morno - e em jejum - auxilia na dieta? Pelo menos é o que prega a milenar medicina chinesa.


De acordo com a teoria, quando o estômago está quente, digere melhor os alimentos, diminui o apetite e ajuda no funcionamento do intestino.


Segundo o especialista em medicina chinesa Mauro Perini, o método se baseia na teoria do Yin-yang, que significa frio e calor (respectivamente) e também no balanceamento das energias.


- Esta filosofia acredita que o equilíbrio da natureza está na moderação entre esses dois elementos.


Partindo desse princípio, entende-se que o corpo se encontra estável quando consegue equilibrar as temperaturas.


- A temperatura morna melhora o funcionamento do estômago, além disso, protege a parede estomacal. Para medicina chinesa, onde há calor, há vida.


Perini ainda afirma que, quando alguém come muitos alimentos frios, acaba sobrecarregando o estômago e gerando um estufamento gástrico, dificultando a digestão.


- Com isso, acaba tendo mais fome e o organismo absorve menos os nutrientes.


Porém, há quem duvide desse efeito. Segundo o endocrinologista Ysao Yamamura, o hábito oriental de tomar água morna é motivado por outro fato.


- No oriente o clima é muito frio, o que, consequentemente, esfria o corpo também. O organismo precisa de calor, que acaba provindo de bebidas quentes. Mas não há nada que comprove essa dieta.


Já Márcio Mancini, endocrinologista e professor da USP, ressalta que não é a temperatura que faz bem para o organismo, mas sim a água, uma vez que o organismo acaba gastando calorias para absorvê-la, auxiliando na queima de gordura.


- Além disso, a água já fica quentinha aos 30° C, porém a temperatura corpórea é 37°C, logo, ela não estaria morna para o organismo. Estaria gelada. Portanto, fará bem apenas pelo fato de ser água e de possuir seus benefícios. Não por causa da temperatura.


No entanto, Perini ressalta que a temperatura corpórea, logo pela manhã, é inferior ao normal. Por isso, ingerir água morna ajuda o corpo a se estabilizar novamente.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...