21 de abr. de 2011

Cistos ovarianos - Informações às pacientes


INTRODUÇÃO
Os cistos ovarianos são formações saculares preenchidas por fluido que se desenvolvem nos ovários das mulheres. A maioria dos cistos não causa nenhum sintoma, mas alguns podem acarretar problemas como ruptura, sangramento ou dor. Nesses casos o tratamento cirúrgico se faz necessário para a remoção do(s) cisto(s).Os cistos ovarianos afetam mulheres de todas as idades. A vasta maioria dos cistos ovarianos é considerada funcional (ou fisiológica). Em outras palavras, eles não estão relacionados a nenhuma doença. A maioria dos cistos ovarianos é benigna e desaparece sozinha em algumas semanas sem nenhum tratamento. Os cistos ocorrem mais freqüentemente durante o período fértil da mulher.Pode-se dividir os cistos ovarianos em benignos e malignos. O cisto pode ser encontrado no câncer ovariano, mas os cistos ovarianos tipicamente representam um processo normal ou uma condição benigna. São exemplos de cistos benignos de ovário:
1. Cisto follicular – cisto simples que se forma quando a ovulação não ocorre ou quando o folículo maduro regride. Geralmente se forma na época da ovulação e a ruptura deste tipo de cisto pode ocasionar a chamada dor do meio do ciclo (Mittelschmerz), uma dor de forte intensidade, localizada do lado do ovário contendo o cisto, no meio do ciclo menstrual, durante a ovulação. De um modo geral esses cistos não produzem sintomas e desaparecem sozinhos dentre de poucos meses.   
2. Cisto de corpo lúteo – este tipo de cisto ovariano funcional se forma após a liberação do óvulo do folículo ovariano. Após isso, o folículo se torna uma estrutura chamada corpo lúteo. Se a mulher não engravida, o corpo lúteo regride e desaparece. Em algumas ocasiões, o corpo lúteo pode ser preenchido por fluido ou sangue e persistir no ovário.  
3. Cisto hemorrágico – este tipo de cisto funcional ocorre quando há sangramento dentro do seu interior. Ocasionalmente pode haver dor abdominal do lado em que o cisto está presente.

 
Cisto hemorrágico de ovário

4. Cisto dermóide – este tipo de cisto geralmente afeta mulheres jovens. Trata-se de um tumor benigno, também chamado de teratoma cístico maduro. Este cisto pode conter gordura, ossos, pêlos e cartilagem no seu interior. A imagem na ecografia pode variar de acordo com o seu conteúdo. A tomografia e a ressonância nuclear magnética podem mostrar a presença de gordura e calcificações.

 
Cisto dermóide de ovário

5. Endometrioma ou cisto endometrióide – formado quando o tecido endometrial (tecido que recobre a face interna do útero) cresce nos ovários. Afeta mulheres durante o período reprodutivo e pode causar dor pélvica crônica durante a menstruação.

Endometrioma de ovário

6. Ovários com aparência policística – ovários aumentados de volume (geralmente o dobro do normal) com pequenos cistos presentes na superfície externa do ovário. Pode aparecer em mulheres “normais” e também em mulheres com doenças endócrinas. É uma situação diferente da síndrome dos ovários policísticos, que inclui outros sintomas e anormalidades fisiológicas, além da presença de cistos ovarianos. A síndrome dos ovários policísticos envolve riscos metabólicos e cardiovasculares relacionados à resistência insulínica.
  
 

 Ovário com aparência policística



7. Cistoadenoma – é um tipo de tumor benigno que se desenvolve no tecido ovariano. Pode ser preenchido por conteúdo seroso ou mucoso e atingir vários centímetros de diâmetro, necessitando de remoção cirúrgica.            


 
Cistoadenoma seroso de ovário

FATORES DE RISCO
 História prévia de cistos ovarianos   
Ciclos menstruais irregulares
Obesidade
Menarca (primeira menstruação) precoce (11 anos ou menos)
Infertilidade
  Hipotireoidismo

SINTOMAS
Geralmente os cistos ovarianos não produzem sintomas e são encontrados durante exames físicos de rotina ou são vistos por acaso em ultra-sonografias realizadas por outros motivos. No entanto, os seguintes sintomas podem estar presentes:
1. Dor abdominal baixa ou dor pélvica
2. Sangramento menstrual irregular
3. Sensação de peso ou desconforto em abdome inferior ou pelve
4. Dor pélvica durante o período menstrual que pode ser sentida na região lombar baixa
5. Dor pélvica após exercício intenso ou intercurso sexual
6. Dor ou pressão ao urinar ou ao evacuar
7. Náuseas ou vômitos
8. Dor vaginal
9. Infertilidade 

DIAGNÓSTICO
Exame de imagem
O ultra-som transvaginal é o melhor exame de imagem para o diagnóstico de um cisto ovariano. Em grande parte das vezes pode-se diferenciar os cistos pelas características no ultra-som. Este exame é indolor e lembra um exame ginecológico. Um pequeno transdutor é inserido dentro da vagina (protegido por um preservativo) e é direcionado para o útero e os ovários. Com isso se pode avaliar o conteúdo do cisto e categorizar em simples (apenas preenchido por fluido), complexo (com áreas de fluido misturadas com material sólido) ou completamente sólido (sem fluido visível).  A tomografia de pelve auxilia na avaliação da extensão do cisto. A ressonância nuclear magnética pode ser indicada em algumas ocasiões especiais para diferenciar alguns tipos de cistos.
Cirurgia laparoscópica
O cirurgião insufla a cavidade abdominal com gás e faz pequenas incisões na parede abdominal através das quais os instrumentos cirúrgicos são inseridos. O cirurgião identifica o cisto e pode removê-lo ou apenas o biopsiar.
Dosagem de Ca-125
O Ca-125 é um marcador sangüíneo para o câncer ovariano. É utilizado para a avaliação do câncer ovariano epitelial e pode ajudar a determinar se uma massa ovariana tem risco de ser maligna. Em algumas ocasiões condições benignas podem acarretar níveis elevados de Ca-125, portanto um valor elevado não significa necessariamente um tumor ovariano maligno.
Dosagens hormonais
A dosagem de LH, FSH, estradiol e testosterona pode indicar potenciais problemas com relação a esses hormônios.
Teste de gravidez (beta-HCG) Uma gravidez ectópica (gravidez fora do útero) deve ser descartada porque alguns dos sintomas de gravidez ectópica podem ser semelhantes aos dos cistos ovarianos. 

TRATAMENTO
Os cistos ovarianos funcionais são os tipos mais comuns de cistos ovarianos. Eles geralmente desaparecem sozinhos e na maioria das vezes não necessitam de tratamento. Algumas vezes podem crescer e tomar grandes dimensões ou permanecer aumentados por vários meses. Nesses casos devem ser removidos para determinar se são realmente benignos.
Medicações
Os anticoncepcionais orais podem ajudar a regular o ciclo menstrual e evitar a formação de folículos que podem se transformar em novos cistos.Os anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir a dor pélvica.
Cirurgia
Atualmente a via de acesso padrão ouro para qualquer procedimento cirúrgico é a laparoscopia. Praticamente qualquer cirurgia pode ser realizada por acesso laparoscópico. O cirurgião identifica o cisto e pode removê-lo ou apenas o biopsiar.
Em alguns casos o cisto de ovário pode torcer e causar dor abdominal severa associada a náuseas e vômitos. Trata-se de uma emergência e a cirurgia é indispensável.


 
Posicionamento do cisto ovariano dentro de um saco laparoscópico (endobag)


Aspiração do conteúdo do cisto

Descolamento da parede do cisto do tecido ovariano

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...