29 de abr. de 2011

Duvidas Freqüentes


Água “quebra” o jejum? Resfriado interfere no hemograma? E fumar antes do exame? Perguntas como essas são freqüentes para uma grande maioria das pessoas mediante estes fatos, resolvemos “tentar” de uma forma bastante simples esclarecer. 

- Remédios interferem em exames laboratoriais? Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré  operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você deverá conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspende-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
- Até aspirina altera resultados de exames? Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em, muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas, por isso guarde bem: todos remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais da Tiroxina ou T4 – um dos hormônios da tiróides.
- Novalgina também dá problema nos exames? Sim, no de creatinina. O uso remédios contendo dipirona, a Novalgina é um deles,  podem fazer com que o resultado da creatinina de mais baixo do que real, dependendo do método utilizado. Por isso, ao fazer esse exame, que valia se os rins estão funcionando bem, o ideal é evitar o medicamento nos três dias anteriores.
- Há alguma incompatibilidade entre as vitaminas e os exames laboratoriais? Sim, pois elas também atrapalham certos exames. Por exemplo, a vitamina C altera o de creatinina. Já a vitamina E interfere nos testes de geração plaquetária.
- E fumar antes de fazer exame, tudo bem? De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica. Nesses casos, não fume no dia do exame.
- Pode-se fazer exames de sangue com gripe, resfriado ou febre? Claro, alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou laboratório antes de fazer o exame.
- Menstruação interfere nos exames? Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é faze-lo fora do período menstrual. Mas se for urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.
- Mulher menstruada pode fazer exame de sangue? Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
- Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais? Alguns sim, por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação. Tanto que, antes de faze-lo, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em conseqüência, testes feitos aos esforços físicos terão eventualmente valores diferentes do que você tem.
- E bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco.    
- A alimentação também interfere nos resultados de colesterol e triglicérides ?  Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevado e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará um resultado falsamente alto.     
- Como tem que ser a alimentação para os resultados de 
triglicérides serem confiáveis ? Você deve manter a sua dieta habitual nos 15 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta de sangue.  
- O que é a dieta habitual exigida por certos exames ? É a que você costuma comer no seu dia-a-dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: não mude a alimentação.
- Água “quebra” o jejum ? Não. Mas convém toma-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina. Se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você poderá beber água.
- Exames de sangue tem que ser sempre em jejum ?  Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum, alguns podem ser colhidos, inclusive à tarde, sem problemas.
- Exames que pedem jejum tem que ser feitos sempre de manhã? Nem todos. Desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum, alguns podem ser colhidos, inclusive à tarde, sem problemas.
- Qualquer exame pode ser feito à tarde ?  Alguns, não. É o caso das dosagens de cortisol, ferro, ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). Esses exames devem ser realizados obrigatoriamente na parte da manhã. Motivo: é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.
- E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum ? Não.Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Detalhe: para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado.  
- No caso de exame de urina, tem que ser a “primeira da manhã” ? Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar. Dará o volume ideal para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.
- Urina só pode ser colhida no laboratório ? Vai depender do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que seja no laboratório. Já a urina tipo I, que é o mais comum, pode ser em casa mesmo.
- Cremes vaginais interferem no exame de urina ? Não, desde que se adote dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal.
- Dói colher sangue para exame ? Normalmente não, pois o procedimento dura segundos.Mas isso vai depender da sensibilidade de cada paciente e da destreza do atendente.
- Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo ? Isso chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ela pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão, falta de boa compressão do local da punção, e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais aspirina.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...