24 de abr. de 2011

Sabe Qual é Seu Melhor Período para Engravidar?





1. Você está fértil quando um de seus ovários libera um óvulo, já maduro. O processo, chamado ovulação, acontece:
a)no meio do seu ciclo menstrual
b)14 dias antes da menstruação seguinte
c)um dia antes de menstruar


2. Se a ovulação é irregular, você terá mais chances, se tiver relações:
a)duas vezes por semana
b)uma vez por semana, de preferência na segunda-feira
c)começando no décimo dia do ciclo, dia sim, dia não, durante sete ou oito dias

3 - Para engravidar, melhor ter relações:
a)de manhã
b)ao meio-dia
c)à noite

4. Se você quer, realmente, engravidar, o melhor a fazer, é:
a)o mapa astral do casal
b)saber se você ovula e quando
c)regularizar seu ciclo menstrual

5. Para aumentar as chances de gravidez, a relação sexual deve acontecer:
a)assim que termina a menstruação
b)um ou dois dias antes da ovulação
c)no dia da ovulação

6. Se a menstruação é irregular, impossível saber quando você ovula:
a)a afirmação está certa
b)é mais difícil mas podemos tentar
c)é fácil saber mesmo quando o ciclo é irregular

7. Perto da ovulação, os seios ficam sensíveis e doloridos:
a)algumas mulheres percebem desta forma a proximidade da ovulação
b)a afirmativa não tem qualquer fundamento
c)todas as mulheres notam estes sintomas perto da ovulação

8. Perto da ovulação, o muco cervical ganha a consistência de:
a)clara de ovo crua
b)arroz muito cozido
c)espuma

9. Para saber se está ovulando, precisa tirar, todos os dias, a temperatura:
a)depois da relação sexual
b)fora do período menstrual
c)logo ao acordar, antes mesmo de sair da cama

10. Depois quanto tempo sem engravidar, deve-se procurar um especialista em Reprodução Humana?
a)três meses é o tempo de se notar que há problemas
b)seis meses é o máximo que se deve esperar
c)em geral, só depois de um ano se justifica a preocupação



Vamos conferir os resultados?

1 - b
Na verdade, pode haver uma variação na ovulação, de mês para mês. Tudo depende da duração do ciclo menstrual. O padrão é de 28 dias, contando a partir do primeiro dia da menstruação, ou seja, a mulher deveria ovular por volta do 14º dia. Em ciclos mais curtos de 24 a 25 dias, isto aconteceria um pouco antes (no 12º dia) e nos mais prolongados, como 35 dias, depois, lá pelo 17º dia. Em qualquer tipo de ciclo, você pode engravidar, tanto nos três dias anteriores à ovulação, quanto nos dois posteriores.

2 - c
É claro que quanto mais você tiver relações sexuais, maior sua chance de engravidar. Embora seja verdade que a densidade do esperma em cada ejaculação diminui com os freqüentes orgasmos, o que realmente importa é que algum esperma permanece nas trompas da mulher durante o tempo da ovulação. Você pode ter relações sexuais todo dia, é claro, mas dias alternados, durante seu período fértil, é o suficiente.

3 - a
Os hormônios masculinos e a concentração de espermatozóides estão mais potencializados de manhã. Conseqüentemente, relações sexuais neste período aumentam suas chances de engravidar.

4 - b
Para quem tem o período menstrual regular, é mais fácil calcular a ovulação mas é possível também, mesmo com períodos irregulares, saber exatamente quando você vai ovular. É o mais importante, pois assim as relações sexuais podem ser programadas, aumentando suas chances de engravidar.

5 - b
Os espermatozóides resistem até cinco dias, mas o óvulo sobrevive apenas, de 12 a 24 horas. Para aumentar a chance de gravidez, tenha relações sexuais um ou dois dias antes da ovulação. Dessa forma, há grande chance de que um bom suprimento de espermatozóides saudáveis estejam esperando nas trompas, quando o óvulo for liberado.

6 - b
Se seu período é irregular, vai ser difícil saber ao certo quando acontece a ovulação, mas não é impossível. Tente anotar, a cada mês, o dia em que você ovula. Por exemplo, se seu ciclo é de 28 dias em um mês, 25 dias no próximo, e 30 no mês seguinte, tire17 dias do seu ciclo mais curto e 11 do seu ciclo mais longo. Os dias entre os dois períodos são aqueles em que você provavelmente estará fértil: entre o oitavo e o décimo nono dia.

7 - a
Enquanto algumas mulheres acham difícil saber se estão ovulando, outras percebem facilmente: seios mais sensíveis, queixam-se de dor na altura da pélvis e aumento do muco cervical.

8 - a
A textura do muco cervical muda, fica transparente, parecida com uma clara de ovo crua. Muitas vezes chega a umedecer a calcinha.


9 - c
Os altos índices de progesterona, presentes no corpo depois da ovulação, elevam a temperatura entre 0,2 e 0,6 graus. Para garantir o resultado, faça o teste durante três meses, começando no primeiro dia do período menstrual. A temperatura mais alta indica que você está ovulando.

10 - c
Mesmo que esteja tudo em ordem com o casal, pode levar um ano para a mulher engravidar. Só depois disso, se justifica procurar um especialista em infertilidade. É bom lembrar, entretanto, que a fertilidade cai com a idade, assim, se você tem mais de 35 anos, após seis meses de tentativa, seria interessante consultar um especialista.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...