29 de abr de 2011

Perguntas Sobre Indutor de Ovulação

1- O que é indutor de ovulação? Quando é indicado?
O indutor de ovulação é uma medicação para estimular a ovulação da mulher, podendo ser a base de citrato de clomifeno, ex. Clomid, Indux, Serophene, ou a base de gonadotrofinas - FSH e LH, ex.

Citrato de Clomifeno é o tipo de indução mais leve, indicado para casos de problemas ovulatórios mais simples.

Gonadotrofinas é um tipo de indução utilizado em casos de procedimentos de fertilização(FIV, ICSI, IA) e em casos de SOPs mais severos, em que a paciente não responde ao tratamento com citrato de clomifeno e metformina.

As perguntas e respostas abaixo se referem a indução com Citrato de Clomífeno especificamente:

2- Quais os efeitos do indutor?
Os sintomas variam de mulher pra mulher e de ciclo pra ciclo, os mais comuns são, dores/desconforto abdominal, inchaço, dores nos seios, gases, dor de cabeça, enjôo, azia, calores, atraso menstrual, corrimento escuro (em pouca quantidade) e pequenas tonturas.

Com indutor o ciclo tb pode ficar um pouco mais longo, até uns 4 dias, e o fluxo tende a ser menor e mais escuro. Em alguns casos tb o ciclo pode ficar mais curto, entre 2 e 4 dias.

3- O indutor altera o muco cervical? Por quê não percebo o muco com indutor?
Seus efeitos antiestrogênicos podem influenciar negativamente o endométrio e muco cervical. Ele pode fazer com que o muco diminua bastante, muitas vezes se tornando imperceptível, e fazendo com que ele sofra alterações durante todo o ciclo.

Nos 1os ciclos geralmente se nota alterações significativas, principalmente se havia problemas de anovulação, como muco elástico junto ou logo após a monstra, muco leitoso/pastoso, antes e pós período fértil.

4- Como posso saber meu PF usando indutor?
O ideal quando se usa indução é fazer o controle de ovulação com ultra-sonografia seriada transvaginal, até que os folículos atinjam um tamanho ideal (em sincronia com o endométrio – que é o tecido que reveste o interior do útero, onde ocorre a implantação do embrião)

Como nem sempre os médicos solicitam o controle com US seriada, o que particularmente acho errado, uma dica pra saber o PF é:

depois q se toma o último comprimido a ovulação deve ocorrer entre o 4 a 7, às vezes um pouquinho mais até 12 dias. É bom namorar regularmente durante todo o ciclo, e intensificar nesse período.

5- O que é US seriada?
São ecografias(ultrassom) transvaginais feitas no PF, geralmente com 1 ou 2 dias de intervalo, conforme o médico indica, pela evolução dos folículos. A 1a US é indicada pelo médico, conforme o ciclo da paciente.
Mais informações em

6- O que é um folículo dominante?
Um folículo é considerado dominante quando atinge 10mm ou mais, o que ocorre, em média, a partir do 10o dia do ciclo, mas pode variar conforme o tamanho do ciclo.

7- Qual o tamanho certo de rompimento dos folículos e do endométrio para que ocorra a ovulação?
Os folículos crescem, em média, 2mm dia e rompem entre 19 e 23mm, sem indutor. Com indutor essa faixa aumenta até 29mm, podendo atingir até um pouco mais, 35 ou 37mm.

O endométrio cresce em média 1 a 2mm dia e deve atingir entre 7 e 15mm para que haja ovulação.

Isso significa:
Ovulação = folículo(s) c/tamanho de rompimento + espessura do endométrio suficiente

8- Como posso ter certeza que houve ovulação?
Além do controle com US seriada, é importante fazer uma dosagem de progesterona a partir do 21o dia do ciclo, pois nem sempre o folículo eclode um óvulo, o que não é diferenciado apenas com a US seriada.

9- O indutor faz efeito logo no 1o ciclo?
Nem sempre, geralmente a resposta ováriana ocorre após o 2o ciclo de indução, por isso sendo indicado um tratamento de 3 ciclos.

10- Tenho chances de engravidar logo no primeiro mes de tratamento, se demora alguns meses para conseguir?
Sim, mas na maioria das vezes a partir do 2o ou 3o ciclo. Depende muito do problema que se tem.

11- Com a indução da ovulação fica mais difícil dos óvulos fecundados se fixarem, correndo maior risco de aborto, é verdade isso? 
O que acontece é com o uso prolongado do indutor o endométrio tende a ficar mais fino, o que então pode causar o problema da fixação ao útero, mas mesmo assim é uma coisa que pode acontecer, não é regra, e existem outras medicações, a base de estradiol, que podem ser adminstradas junto com o indutor pra que isso não aconteça.

Por isso, é muito importante tomar só sobre prescrição e acompanhamento médico e fazer o controle com US seriada.

12- Por que alguns médicos indicam tomar no 2o e 5o dia do ciclo?
Pelo que minha médica explicou isso é meio como uma preferência do médico, tem uns que indicam a partir do 2o, outros do 3o, outros do 5o, tipo, indicam assim pra todas as pacientes. Mas a grande diferença, que vejo, é que quando se toma antes a tendência é ovular antes, pois quando se toma o último comprimido a ovulação ocorre entre 4 a 12 dias.

Outra coisa que descobri quando comecei a me tratar com uma especialista, é que quando se toma 2 comprimidos dia (100mg), deve-se tomar os comprimidos com uma diferença de 12 hs e não os dois juntos, pois assim tem um efeito melhor.

13- Posso tomar indutor de ovulação por conta própria?
Nunca! O indutor deve sempre ser tomado com prescrição e acompanhamento médico, pois assim como pode ajudar, pode prejudicar, pode gerar cistos, disfunções hormonais, trombose, hiperestímulo, podendo levar até a perda do ovário em casos extremos, e até câncer de ovário.

O médico prescreve a dosagem e a forma de uso baseado no histórico médico da paciente, não é porque serviu pra uma pessoa que o mesmo tratamento serve para outra.

14- O indutor pode alongar minha fase lútea?
Pode, entre 1 a 2 dias, mas não é regra. Fase lútea é a fase do ciclo pós ovulação até a chegada da monstra.

15 - O indutor pode influenciar no resultado do exame de fármacia ou do beta HCG?
Não, apenas medicações a base de HCG tem esse efeito, o que não é o caso do indutor de ovulação.

16 - Indutor engorda?
Não, o indutor pode aumentar a retenção de líquidos como qualquer medicação a base de hormônios, claro que o apetite com o uso tb pode aumentar, então não é o medicamento q engorda e sim nós que estamos propensas a comer mais e reter mais líquidos. Uma boa dica pra evitar a retenção de líquidos é tomar água de cocô.

17 - Depois do tratamento com indutor meu ciclo pode desregular?
Sim, assim como quando paramos o AC, é normal desregular após o tratamento com indutor, pois ele tb é a base de hormônios.

18 - Com indutor é normal ter muitos folículos? Posso engravidar de gêmeos/trigêmeos?
Sim, com o estímulo do indutor, é normal se ter vários folículos dominantes, o que geralmente ocorre é que um evolui e eclode e os demais acabam regredindo.
A gravidez múltipla pode ocorrer com o uso do indutor, mas não é comum. As chances de se ter dupla ovulação, sendo uma em cada ovário, geralmente é o mais comum, mas mesmo assim a chances de gêmeos é baixa.

19 - Quando devo namorar?
O PF com indutor ocorre, após tomar o último comprimido, entre 4 a 12 dias, então o ideal é manter treinos regulares durante o ciclo, pelo menos 3x por semana, e intensificar durante o PF para dia sim, dia não.

20 - Mesmo tendo tomado indutor posso não menstruar?
Pode, o indutor tb age como um regulador hormonal, mas se não ocorrer a ovulação, ocorrer um cisto ou o endométrio estiver muito fino a monstra pode não descer. E claro se vc engravidar a monstra tb não virá.
Nesse caso o melhor é procurar o médico e fazer um beta, se der negativo, fazer uma US e um exame de progesterona, para confirmar se houve ovulação e verificar o que está acontecendo.

21 - Posso usar indutor por mais de 6 ciclos? 
Não é indicado, pois aumentam as chances de cistos, hiperestímulo, trombose e até de câncer de ovário.

22 - Qual a diferença entre o clomid, indux e serophene?
O princípio ativo é o mesmo, o citrato de clomífeno, o que varia é o nome comercial, o laboratório e o preço, mas o efeito é o mesmo. O indux é o mais em conta e o serophene o mais caro.

Se foram feitos mais de 3 ciclos e não houve ovulação, então o melhor é trocar a forma de indução, pois o citrato de clomífeno mostra-se sem efeito. 

0 Comentários: