21 de abr. de 2011

Como Ficar em Forma e Saudável ?

Procure estar em forma e com peso saudável
Você pode checar se seu peso atual ou forma corporal podem afetar sua saúde cardíaca calculando seu Índice de Massa Corporal (IMC) e checando o tamanho de sua cintura.

Índice de Massa Corporal (IMC)
Baseia-se em sua altura e peso e pode ser calculado dividindo o seu peso em quilogramas por sua altura em metros (elevada ao quadrado); ou seja, IMC = peso/altura².

Por exemplo, se você tem 1,75 m de altura e pesa 73 kg, então a fórmula indicaria IMC = 73/1,75² que é igual a 23,84 e está dentro dos limites saudáveis.

Faça o download da versão para imprimir da tabela de IMC.

Medida da cintura

Em termos de saúde cardíaca, a circunferência de sua cintura deve ser ainda melhor que o resultado do seu IMC – você só precisa descobrir se você é uma maçã ou uma pêra!



Se você tem excesso de peso ao redor do meio do seu corpo, você é do tipo maçã, e se carrega esse peso em seus quadris, você é do tipo pêra. Estudos têm mostrado que maçãs podem enfrentar maiores riscos de saúde cardíaca do que pêras – então, se você é do tipo maçã, é ainda mais importante perder peso por sua saúde cardíaca.



Você pode descobrir se é uma maçã ou uma pêra pela medida do tamanho de sua cintura. Basta localizar a parte mais baixa de suas costelas e a altura de seus quadris e medir ao redor do meio, em um ponto a meio caminho entre eles (para muitas pessoas, isso será acima de seu umbigo).


MasculinaFeminina
Zona de perigoMaior do que 94 cm
Ou maior do que 90 cm em homens asiáticosMaior do que 80 cm
Zona de açãoMaior do que 102 cmMaior do que 88 cm

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...