24 de abr de 2011

Triglicérides elevados


Porque aparece
Algumas das condições que contribuem para triglicérides elevado podem ser: obesidade, diabetes descontrolado, hipotireoidismo, doenças do rim, ingerir regularmente mais calorias do que se gasta, excesso de bebidas alcoólicas. Há que se considerar, também, os fatores genéticos. No entanto, os especialistas defendem que os níveis de gorduras (quaisquer que sejam) no sangue têm relação direta com o tipo de alimentação adotada. É bom saber que a principal fonte de triglicérides são os carboidratos simples (açúcar) ou complexos (massas, pães, arroz, batatas, farinhas)

Diagnóstico
Para detectar os níveis de triglicérides basta fazer um exame de sangue específico, prescrito pelo seu médico. Os valores de referência para um adulto são (mg/dL):
Normal: menor que 150
Limítrofe: 150 a 199
Elevado: 200 a 499
Muito elevado: maior que 500

Riscos
O excesso de colesterol e de triglicérides no sangue tem sido relacionado à aterosclerose e, por extensão, ao risco de doença cardíaca e infarto.

Tratamento
Alterações na alimentação são bastante eficazes no controle dos triglicérides, assim como uma atividade física regular. Se apenas uma mudança no estilo de vida não for suficiente para baixar os níveis dessa gordura, o médico pode recomendar o uso de medicação.

Quando procurar o médico
Triglicérides elevados normalmente não causam nenhum sintoma, por isso visitas periódicas ao médico e exames de sangue frequentes são importantes para controlar a saúde.

Prevenção
A melhor maneira de baixar os números de triglicérides é adotar um estilo de vida mais saudável. Veja algumas dicas:
Elimine o excesso de peso: se o peso está acima do ideal, emagrecer pode ajudar a baixar os índices de triglicérides;
Diminua as calorias: as calorias em excesso são transformadas em triglicérides e estocadas como gordura; ao reduzir as calorias, reduz-se os triglicérides;
Fuja dos doces: carboidratos simples, como o açúcar, podem causar um aumento súbito na produção de insulina, o que acaba elevando as taxas de triglicérides;
Escolha gorduras saudáveis: troque as gorduras saturadas pelas monoinsaturadas, encontradas no azeite e óleos vegetais - são mais saudáveis. Evite, também, produtos com alta concentração de colesterol, como o leite integral, carnes gordas e gema de ovos;
Evite bebidas alcoólicas: elas têm muitas calorias e açúcar, além de ter um particular efeito potente nos índices de triglicérides;
Exercite-se regularmente: procure fazer alguma atividade física por, pelo menos, 30 minutos diários três dias por semana, no mínimo. Isso pode elevar o bom colesterol e baixar o ruim, juntamente com os triglicérides.
Também é importante controlar o diabetes e a pressão alta, se esses problemas existem.

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