20 de mai. de 2011

Gravidez psicológica, sintomas e diferenças


Quando os sintomas da gravidez são notados por uma mulher que não está grávida, é chamado depseudo-gravidezgravidez psicológica ou simplesmente, gravidez falsa.
O pseudo-termo geralmente é mais utilizado para referenciar outros mamíferos do que os seres humanos.
Os sintomas da falsa gravidez falsa são praticamente os mesmo de um gravidez verdadeira, náuseas, enjôos, ganho de peso, sensibilidade das mamas, a interrupção do ciclo menstrual, etc, é por isso que é difícil de detectar, e muitas vezes os próprios médicos não conseguem distinguir uma gravidez falsa de uma verdadeira.
As vezes a pseudo-gravidez pode ser totalmente psicológica e a mulher pode ter alguns ou todos os sintomas a seguir:
  • Geralmente uma mulher está convencida que está grávida quando ela não está grávida de fato.
  • A distensão abdominal é um outro sintoma da falsa gravidez, a barriga da mulher aumenta de tamanho da mesma maneira como aconteceria durante uma gravidez normal. Desta maneira, não só a mulher acredita que está realmente grávida, mas qualquer pessoa.
  • Atrasando o período menstrual, ou começa-lo de forma irregular é outro sintoma da gravidez falsa.
  • Muitas mulheres experimentam a aceleração ou movimento fetal, embora não haja feto para produzir essas sensações.
  • O colo do útero também pode amolecer em uma falsa gravidez.
A gravidez falsa deve ser diferenciada da gravidez estimulada, em que há pretensão de intenção de estar grávida, sabendo que isso seja falso.
Falsa gravidez são casos muito raros e podem acontecer devido a um forte desejo de estar grávida e uma espécie de realização do desejo que os resultados nesta condição. Se uma mulher quer engravidar, ela pode interpretar certas mudanças que ocorrem dentro de seu corpo como sendo relacionadas com a gravidez.



Atenção:  As informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Conheço uma pessoa que talvez esteja passando por isso. Têm medicamento para isso. Estamos muito preocupados, pois mesmo após vários testes negativos ela não se convence da não gestação, e até fala em enxoval, posta fotos com uma possível barriga e diz sentir o bebê, que nascerá prematuro.
Gostaria de uma dica para tentar ajudá-la.

Unknown disse...

estou com varios sintomas de gravidez ja fiz varios testes de sangue foram seis e tres de farmacia mas todos dao negativos eu to com a barriga muito inxada todos que me veem disem que vou ser mae de novo ate minha propria familia ate eu para falar a verdade,parei de amamaentar faz mais ou menos dois anos e meu seio ainda nao secou sai muito leite como se minha filha tivesse mamando estou com os seios doloridos e senciveis sinto enjoo e tonturas nao sei se pode ser gravidez psicologica as vezes sinto como se tivesse realmente uma crianca se mexendo na minha barriga todos sao sintomas da minha gravidez nao sei mais o que fazer sera que -oderiam me dar uma dica...agradeco desde ja

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...