3 de mai de 2011

Mitos e Verdades Sobre a Menopausa


A menopausa causa diminuição da libido?

A manutenção da libido feminina é multifatorial, a menopausa e portanto a diminuição da produção hormonal ovariana é apenas um dos fatores, entre outros, destacamos os fatores emocionais.

  • Após algum tempo tomando anticoncepcional é necessária uma pausa?

    Não, este é um conceito antigo, não se recomenda parada do uso do contraceptivo exceto se houver desejo reprodutivo




  • Após os 40 anos a mulher não engravida mais?

    Na verdade ocorre uma redução de fertilidade dos 35 anos em diante, mas a fertilidade ainda existe a te a menopausa e justamente nesse período onde os riscos da gestação são maiores deve sempre existir uma preocupação em usar métodos contraceptivos.




  • Adolescentes não devem usar contraceptivos pois terão redução da fertilidade no futuro?

    Não, as adolescentes após a primeira menstruação podem usar quaisquer métodos contraceptivos, sem repercussão em seu futuro reprodutivo.




  • Lavar as calcinhas na máquina e não passar causa corrimento e coceira?

    O cuidado com a higiene da roupa íntima deve ser cuidadoso, mas não há nenhuma correlação com o aparecimento de doenças ginecológicas.




  • Não posso usar pílula amamentando?

    Os contraceptivos usados no período da amamentação são especiais para essa época e têm como objetivo não interferir com a qualidade do leite e ao mesmo tempo oferecer proteção contra a gravidez.

    A menstruação é necessária para limpar o organismo?

    A menstruação é o resultado do funcionamento normal do organismo, mas existe muita confusão quando se trata da suspensão da menstruação por algum medicamento, como por exemplo anticoncepcionais, nesse caso, não ocorre o mesmo fenômeno, portanto o sangue não acumula em nenhum lugar e não precisa ser eliminado.




  • A grávida deve comer por dois?

    A gestante deve alimentar-se de forma balanceada, com intervalos curtos (entre 2-3 horas), mas o ganho de peso de estar entre 9-11 quilos, pois o ganho de peso excessivo é associado a aumento de risco para doenças com diabetes gestacional e hipertensão além é claro do problema estético.




  • A primeira relação sexual da vida nunca engravida?

    Não, todas as relações têm chance de gravidez, é variável conforme o período do ciclo menstrual e idade, mas mesmo assim devem ser utilizados métodos contraceptivo para evitá-la.




  • A menopausa causa ganho de peso?

    Não, a menopausa é associada a outras alterações metabólicas que interferem com o o gasto calórico, é apenas mais um fator, junto com o envelhecimento, redução de necessidade calórica etc.



  • 0 Comentários: