16 de mai. de 2011

Posso ficar grávida menstruada?? Quando é o período fértil??

Para entendermos melhor este assunto, recomendo que leia primeiro sobre a menstruação.


O que é ciclo menstrual e de quantos dias é?

Ciclo menstrual corresponde ao primeiro dia da descida da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação e dura em média 28 a 30 dias, podendo variar em algumas mulheres podendo apresentar ciclos mais longos ou mais curtos.

Para determinar quantos dias é o seu ciclo, é preciso pegar vários ciclos consecutivos e contar de quantos dias é a duração dos seus ciclos. A menstruação não cai sempre no mesmo dia, pois os meses tem número de dias diferentes de 28, 30 e 31 dias.

Para o cálculo do numero de dias do ciclo, conte o numero de dias entre os primeiros dias de duas menstruações. Os números de dias podem não ser iguais podendo variar em média de 1 a 2 dias para ciclos regulares. Quando a variação de dias é muito grande (de dias ou até semanas), falamos que o ciclo é irregular.

Para determinarmos o período fértil devemos pegar somente mulheres com os ciclos regulares. A ovulação ocorrerá 14 dias antes da próxima menstruação, que corresponde à fase do corpo lúteo de 14 dias (folículo em involução após a ovulação).

Em mulheres com os ciclos irregulares não temos como fazer este cálculo, pois não temos como saber quando será a próxima menstruação e assim calcular o dia da ovulação. Nos ciclos regulares podemos calcular a data da próxima menstruação com erro de 1 a 2 dias em média.

Calcular e saber quando é o período fértil para as mulheres com ciclo regular, não significa que o uso da tabelinha seja um método eficaz de contracepção. Pois os ciclos regulares podem desregular por vários fatores, como o psicológico, emocional ou por doenças, não tendo a mesma eficácia contraceptiva de outros métodos.

Então vamos conhecer o período fértil e o dia da ovulação.

Vamos pegar um ciclo de 30 dias para facilitar as contas. Considerando então um ciclo de 30 dias, qual será o dia e qual o período fértil da mulher neste ciclo?

A ovulação ocorre no 14 dias antes da próxima menstruação, então neste ciclo o dia da ovulação será aproximadamente no 16 dia do ciclo.

Se dividirmos o ciclo menstrual em 3 períodos de 10 dias:

- 10 dias iniciando do primeiro dia da menstruação,

- 10 dias no meio do ciclo,

- 10 dias antes da próxima menstruação),

Em quais 10 dias ocorrerá a ovulação?

A ovulação ocorrerá aproximadamente no 16 dia do ciclo (ciclo de 30 dias) então cairá nos 10 dias do meio do ciclo, que será considerado o período fértil. Os primeiros 10 dias (contando com os dias da menstruação) e os 10 dias que antecedem a menstruação não são considerados férteis, pois neste período não esta ocorrendo ovulação e no caso de já ter ovulado, este óvulo já não é mais viável para fecundação e é absorvido pelo organismo antes da menstruação. Na menstruação não esta eliminando o óvulo e sim o endométrio.

Quantos dias a mulher fica ovulando?

A mulher ovula apenas em um dia, mas o óvulo fica vivo (viável 2 dias dentro do corpo da mulher). Mas se a mulher ovula apenas um dia por que o período fértil fica em torno de 9 a 10 dias?

Vamos entender...

O período fértil é o período onde a mulher terá mais possiblidade de engravidar e tem aproximadamente de 9 a 10 dias, por que:

1- A mulher não ovula sempre no mesmo dia todos os meses, às vezes adianta ou atrasa de 1 a 2 dias. Assim com conta em média de 2 dias antes e 2 dias depois para margem de segurança (total de 4 dias).

2- O espermatozoide tem uma média de sobrevivência dentro do organismo em torno de 3 dias (significa que mesmo após três dias da relação sexual ele permanece vivo podendo fecundar o óvulo caso ocorra a ovulação).

3- O óvulo tem em média 2 dias de sobrevida, que significa que mesmo tendo relação 2 dias após a ovulação corre o risco de engravidar.

Assim a contagem fica: 1(2 dias)+2(3 dias)+3(2dias)+1(2 dias)= 9 dias.

Entendemos para ciclos regulares de 30 dias:

1 – 10 primeiros dias Não São Férteis (Não fica grávida), incluindo os dias da menstruação;

2 – A ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação + viabilidade do espermatozoide + viabilidade do óvulo + margem de segurança completam o Período Fértil (Fica Grávida) na metade do ciclo, em torno de 9 a 10 dias.

3 - 10 últimos dias do ciclo antes da próxima menstruação Não São Férteis (Não fica grávida);

4 – Não fica GRÁVIDA 5 dias antes e 5 dias depois da menstruação, pois eles ficam fora do período fértil, que está na metade ciclo.

6 comentários:

laiane disse...

muito massa mas não consigo fica gravida

Anônimo disse...

Uma mulher pode engravida mestruada

Anônimo disse...

Quais são os dias mais difícil de engravida?
A mestruaçao é um deles
Obrigado des d já!!

Fabia barbosa disse...

E Normal uma mulher gravida esta mestruada

Fabia barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fiz relação ontem mesmo menstruada. Veio ontem mesmo.tem risco de engravidar .

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...