24 de jun. de 2011

Exame de mamografia e citopatológico estão gratuitos por lei




A Mamografia é um exame de mamas fundamental para as mulheres a partir dos 40 anos, realizado com baixa dose de raios X. É utilizado de forma preventiva para o câncer de mama e também como método diagnóstico, quando há a suspeita da existência de uma anomalia. O exame da mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo. O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda é muito pequeno, ou seja, quando ele ainda não palpável, e quando mais cedo detectado, maior as chances de um tratamento bem sucedido.
Mas agora todas as mulheres poderão ficar tranquilas, pois a mamografia esta garantida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país, a lei nº 11664, garante assistência integral a quem precisa se submeter a esse exame. A gratuidade deve favorecer as mulheres que nunca se submeteram a mamografia. Atualmente a recomendação para as mulheres de 40 a 49 anos é uma avaliação clínica anual e a mamografia só é realizada quando há indicação médica, em casos de mulheres com histórico de câncer de mama na família. Já na faixa etária de 50 a 69 anos, o exame é recomendado a cada dois anos.
E não é apenas a mamografia que está garantida pela lei que está em vigor. Outra medida fundamental para os cuidados com a saúde feminina é o exame citopatológico do colo de útero. Esse exame deve ser feito por todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, com o objetivo de detectar e prevenir o câncer do colo do útero. A lei também garante o direito à assistência integral, o que inclui informação sobre a prevenção, detecção, tratamento e controle, além do pós-tratamento dos cânceres de mama e colo de útero.
Fonte:http://www.guiagratisbrasil.com/exame-de-mamografia-e-citopatologico-estao-gratuitos-por-lei/

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...