2 de jun. de 2011

Esse sangramento é menstruação?


Nem sempre é muito fácil responder essa pergunta. Da mesma forma que diferenciar um sangramento esporádico de menstruação, também pode não ser muito fácil.
Menstruação, por definição é a descamação do endométrio (camada que recobre a superfície interna do útero) e se processa por ação hormonal. Quando uma gravidez não se instala no útero o endométrio descama e a representação disso é sangramento vaginal, preferencialmente, cíclico, mas também pode não ser.
Em algumas situações pode ser difícil separar uma menstruação muito escassa de um ameaço de aborto ou do sangramento que pode ocorrer na implantação do ovo na parede uterina. Os cuidados anticoncepcionais conduzirão as hipóteses.
Essa ocorrência (pequenos sangramentos) leva as mulheres a imaginar que menstruaram no início da gravidez, mas de fato isso não ocorreu.
É comum ouvir dizer que esta ou aquela mulher conheceu uma amiga ou parente que menstruou durante meses e há quem afirme que o fizeram os nove meses da gestação. Essa situação não existe.
Sangramento em gravidez pode não ser grave e nem ocorrência incomum, mas não ocorre de forma cíclica e nem na forma de menstruação. Pode inclusive não ser preocupante, mas para isto ser confirmado será necessário passar por avaliação médica. Ficar “achando” isto ou aquilo não serve.
O que sua amiga teve serve para sua amiga. O que sua amiga tomou serve para sua amiga. Pode até ser que você passe por um médico e as receitas sejam iguais, mas quem decidirá isso é o médico.
Só para não perder a oportunidade, não esquecer: grávidas não menstruam, quem não quer engravidar deve usar toda proteção possível. Camisinha é o mínimo, mas indispensável, mesmo que você confie muito no seu parceiro. As pessoas mentem.

Um comentário:

xanda disse...

Nossa eu sinto muita cólica mesmo.
Parabéns pelo blog é bastante informativo.

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...