30 de jun. de 2011

Histerossalpingografia


Esquema mostrando a introdução do catéter pelo colo uterino.





O que é o exame:
A histerossalpingografia nada mais é do que um raio-x contrastado da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado em série, com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do orifício do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino.
É um dos exames mais antigos existentes na rotina da investigação do casal infértil, sendo utilizado há praticamente um século. Apesar de tão antigo, ainda é o melhor para avaliar a anatomia das tubas uterinas, não existindo outro exame que possa nos dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura.
A histerossalpingografia tem como principal objetivo avaliar a morfologia das tubas uterinas e, através desta análise, inferir sobre sua função reprodutiva. Pode também oferecer dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações Müllerianas (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas.
O resultado do exame é um verdadeiro divisor de águas entre os tratamentos. Se estiver normal, os tratamentos podem ser de menor complexidade ("in vivo"), mas caso tenha alterações, devemos partir para os procedimentos mais complexos ("in vitro").

Medos e anseios:
É muito comum no consultório receber pacientes que tem verdadeiro terror ao ouvir falar neste exame. Quantas e quantas vezes não ouvi a frase: "faço qualquer coisa, mas não me peça para repetir este exame!".
De certa forma, não posso deixar de tirar a razão das minhas pacientes. A histerossalpingografia quando não é bem indicada e bem realizada, é extremamente dolorosa e desconfortável.
Assim, é obrigação do médico que solicita o exame explicar à paciente como ele é feito e para que está sendo solicitado.
Vale ressaltar que quando o exame é feito seguindo rigorosos critérios e por médicos experientes e com bons equipamentos, não há queixa de dor.


Catéter flexível com balão, utilizado para a realiazação do exame





Cuidados ao realizar o exame:

  • A histerossalpingografia deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, previamente à ovulação e logo após o término da menstruação, ou seja, algo como entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.
  • Deve ser feita uma limpeza do intestino previamente, que pode ser obtida com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, visando melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação.
    Atenção: Não faça uso destes medicamentos sem que o médico tenha recomendado!
  • Podem ser utilizados anti-inflamatórios ou anti-espasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização.
  • É muito importante que o médico examinador seja especializado na realização deste exame.
  • Um bom laboratório ou clínica também ser preferido, pois se existir um aparelho chamado de radioscópio, o exame é muito mais facilmente realizado e com melhor qualidade das imagens.
  • Não deve ser utilizada uma pinça para pinçar o colo do útero, chamada de Pozzie. Esta pinça causa dor e contração muscular, fechando a saída das tubas e confundindo quem analisa os resultados.
  • Da mesma forma, o contraste deve ser aquecido, para evitar a contração uterina.
  • O catéter a ser inserido no colo do útero deve ser flexível e bem fino
Seguindo estes cuidados, raramente há queixa de dor e o exame terá uma ótima qualidade, facilitando a interpretação do Médico.



Exame normal, mostrando as tubas finas e permeáveis.

Cicatriz de cesárea anterior (setas).

Útero unicorno.

Útero bicorno.

Pólipo uterino (note a falha de enchimento bem no centro do útero).

Sinéquias uterinas (uma parede do útero "cola" com a outra).

Adenomiose: imagens "serrilhadas" no fundo uterino.

Hidrossalpinge (líquido na tuba): veja a dilatação da tuba.




Fonte/créditos:http://www.bebedeproveta.net/histero.htm 

9 comentários:

Renata disse...

Caraca com certeza uma vez eu faço mas repeti não rsrsrs.

Restag_lunn disse...

Aff,**

Regem& disse...

Nossa vi estrela nesse exame* KKKKK

Anônimo disse...

já fiz não repito nem que me paguem...risossss.. mas confesso que me sinto "diferente" depois que fiz esse exame embora tenha sido um filme de terror (albergue) pra ser mais exata.. rsrsrs..

Unknown disse...

Não senti nada de diferente nesse exame, claro uma cólica na hora que injetaram o liquido, mas no resto correu super bem,qndo vi os comentários na net fiquei meio assustada,mas não foi tudo isso...Foi bem tranquilo. Já fiz um preventivo que doeu bem mais!

Soraia Costa disse...

Eu senti uma cólica horrível, mais depois passou esse exame é muito importante para detectar algum problema nas tubas. Boa sorte a todas :)

Unknown disse...

Fiz o exame agora há pouco, dia 05/04/13, foi horrível, senti muita dor e ainda estou sentindo... não repetiria por nada. Mas é um exame importante. Força meninas, com muita perseverança e fé conseguiremos chegar onde queremos.

Unknown disse...

Realmente é muito doloroso, uma dor que não tem nada a ver com cólica. Muito mais forte, mas tudo é valido quando se tem um sonho, quando acaba o procedimento tudo volta ao normal!!!
Força meninas!!

Tina disse...

Por favor me tirem uma duvida.Eu tive meu filho a 13 anos atras e tomei a vacina anti Rh apos o parto,to querendo engravidar novamente.tenho que tomar outra vacina dessa?

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...