25 de jun. de 2011

Indicações das metformina para SOP

         ♥
O que é metformina?
A metformina -- comercializada com os nomes de Glifage, Dimefor e Glucoformin -- é um remédio oral para diabetes. Metformina é uma das principais opções para tratamento da diabetes tipo 2, especialmente em pessoas obesas e acima do peso com função renal normal. A metformina também é muito usada no tratamento de pessoas com SOP (Síndrome dos Ovários Policisticos). Quando usada adequadamente, a metformina causa poucos efeitos adversos -- o mais comum é problema gastrointestinal -- e diferente de muitos outros remédios para diabetes não causa hipoglicemia. Metformina também ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, além de auxiliar a emagrecer. Devido à propriedade de ajudar no emagrecimento de pacientes obesos com diabetes tipo 2, pessoas que não possuem a doença vêm usando a metformina sem orientação acreditando que ela emagrece.

Metformina no tratamento da diabetes

O principal uso da metformina é no tratamento da diabetes mellitus tipo 2, especialmente quando acompanhada de obesidade e resistência à insulina. Metformina é o único remédio para diabetes que comprovadamente reduz as complicações cardiovasculares decorrentes da doença. Ao contrário da maioria dos remédios orais para diabetes, a metformina não induz hipoglicemia. A metformina também não causa ganho de peso e pode até produzir leve emagrecimento. Metformina também reduz modestamente os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos.


Indicações das metformina para SOP e outro usos

A metformina também vem sendo usada para tratamento da síndrome dos ovários policisticos (SOP), fígado gorduroso não-alcoólico e puberdade prematura. Tais utilizações ainda são consideradas experimentais. Embora a metformina não seja licenciada para uso na SOP, o Instituto Nacional do Reino Unido para a Saúde e Excelência Clínica recomenda a utilização da metformina para mulheres com SOP e índice de massa corporal acima de 25 quando outras terapias falharam em produzir resultados. O benefício da metformina para fígado gorduroso não-alcoólico não foi extensivamente estudado e pode ser apenas temporário.


Metformina emagrece?

Uma vez que a metformina tem produzido perda de peso em pacientes obesos com diabetes tipo 2, muitas pessoas acreditam que ela emagrece também aqueles que não têm a doença. Entretanto, os médicos afirmam ser temerário receitar a metformina para emagrecimento em pessoas que não tem diabetes, uma vez que o remédio não é recomendado para essa utilização. Em pacientes obesos com diabetes tipo 2 a metformina tem proporcionado de 5 a 7% de perda de peso e diminuição da circunferência abdominal em até 3 centímetros, entretanto tais efeitos foram conseguidos em conjunto com dieta. Não existem estudos que comprovem que o uso da metformina emagrece pessoas que não têm diabetes tipo 2.


Efeitos adversos e colaterais da metformina

Acidose lática
O efeito colateral em potencial mais sério da metformina é a acidose lática. Esse complicação é muito rara, e parece ser limitada àqueles com funções prejudicadas do fígado ou rins.


Problema gastrointestinal
O efeito adverso mais comum da metformina é problema gastrointestinal que pode incluir diarréia, cólica, náusea e vômito. A metformina é mais comumente associada com efeitos gastrointestinais adversos do que a maioria dos remédios para diabetes. Os problemas gastrointestinais são menos comuns depois do uso contínuo e prolongado da metformina. O uso de longo prazo da metformina tem sido associado à mal-absorção da vitamina B12.


Contra-indicações da metformina
A metformina é contra-indicada em pessoas com qualquer condição que possa elevar o risco de acidose lática, incluindo desordens renais, doença no pulmão e doença no fígado. Insuficiência cardíaca tem sido considerada uma contra-indicação para o uso da metformina, embora uma pesquisa de 2007 tenha mostrado que ela é o único remédio para diabetes não associado a danos em pessoas com insuficiência cardíaca. É recomendado que o uso da metformina seja temporariamente descontinuado antes de radiografia envolvendo contraste iodado (como angiograma e tomografia computadorizada com contraste), uma vez que a tinta pode prejudicar temporariamente a função renal aumentando o risco de acidose lática.

Bjos

Fonte:http://www.copacabanarunners.net/metformina.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sofro de SOP e estou a 4 anos tentando engravidar, em fevereiro deste ano consegui depois de fazer um tratamento com CLOMID, sentia dores nos seios e um pouco de cólica, veio um corrimento tipo borra, fiz o exame pela manha e deu positivo, quando foi de tarde senti muitas dores nas costas e infelizmente sofri um aborto espontâneo, agora iniciei um tratamento com a Metformina e estou muito feliz pois estou menstruando coisa que (como sofro de SOP) dificilmente acontecia, e semana passada percebi que estava com o famoso Muco clara de ovo, que indica fertilidade, estou ansiosa para saber se deu certo (depois te conto).

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...