29 de jun. de 2011

Sinéquias uterinas o que é?


As sinéquias uterinas ocorrem principalmente como conseqüência de processos infecciosos intra-uterinos ou após procedimentos cirúrgicos, como a curetagem uterina.


A incidência de sinéquias uterinas após uma cuteragem é de aproximadamente 16%. Após duas ou três curetagens, a incidência pode chegar a 32%, sendo o quadro moderado a severo.


Classificação histeroscópica das sinéquias uterinas:
- Mínimas: menos de ¼ da cavidade, com óstios e fundo livres;
- Moderadas: ¼ a ¾ da cavidade, óstios ocluídos, sem aglutinação das
   paredes; 
- Graves: aglutinação das paredes com aderências espessas.


A presença de sinéquias intra-uterinas pode estar associada a alterações do padrão menstrual, devido à redução da superfície de endométrio ativo, podendo se manifestar por hipomenorréia ou amenorréia. 
Está também associada a alterações da capacidade reprodutiva, manifestada por infertilidade ou mesmo abortamento habitual.


A histeroscopia cirúrgica é o procedimento de escolha para tratamento das sinéquias uterinas. O tratamento histeroscópico para Síndrome de Asherman  parece ser efetivo para a restauração da funcionalidade da cavidade uterina. Determina retorno à normalidade menstrual em 85% dos casos, reconstrução da cavidade uterina normal em 50 a 97% das pacientes, com taxas gravidez de 42,8% (62,5% para pacientes com menos de 35 anos) .


A principal complicação relacionada à gestação pós-tratamento é o sangramento por placentação anormal. 
Está indicada, no pós-operatório, realização de revisão histeroscópica após 30-60 dias como único procedimento (Luca Mencaglia e col; Histeroscopia Cirúrgica, 2004) ou associado à estrogenioterapia, na dose de 4 mg estradiol/dia x 60 dias.

O uso de DIU não é mais recomendado pela maioria dos autores por não mostrar resultados superiores a estrogenioterapia.





fonte:http://www.webartigos.com/articles/46753/1/Sinequia-Uterina----Cicatriz-Uterina/pagina1.html

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...