29 de jun. de 2011

Teste de gravidez – Quando realizar, precisão e quanto custa o teste


A amostra geralmente utilizada para detectar o hCG, hormônio presente na gravidez, é a de urina, melhor indicada a primeira urina do período da manhã por conter maior concentração do hormônio, também podendo ser realizada a coleta dosangue em laboratórios de análises clínicas para dosagem no soro (sangue depois de coagulado é centrifugação e retirado a parte líquida) e realizado o exame.
testerap.gifTeste de Gravidez pode ser realizado em casa ou mais indicado em um laboratório de sua confiança, na maior parte das vezes é oferecido nas farmácias em forma de Tiras – Envelope contendo 1 Tira.
O dia ideal para realização do teste de gravidez vai depender da sensibilidade (Quanto maior a sensibilidade de um teste, maior a chance de detectar o hormônio hCG).
Nem todos os testes são iguais e pode ser que um tenha uma sensibilidade que possa dar positivo na presença de gravidez alguns dias após a fecundação, já outros são feitos para ser realizados do terceiro dia de atraso menstrual em diante. A qualidade do material e a boa técnica para realização seguindo todas as recomendações do fabricante são outros fatores determinantes para a se chegar a um resultado confiável.
Um procedimento que você pode fazer é ligar ou ir até a farmácia ou no próprio laboratório e perguntar qual é a sensibilidade do teste de gravidez que eles oferecem, qual é o dia ideal para realizar o teste usando este material.
Com base nesta resposta você pode decidir se já pode fazer o teste ou tem que aguardar mais alguns dias, observando neste intervalo os sintomas clínicos como: amenorréia (ausência de menstruação), mamas mais sensíveis e com certo inchaço, desejos alimentares, escurecimento dos mamilos, micção mais freqüente, náuseas e enjôos que geralmente estão presentes na maioria dos casos de gravidez, tendo sempre em mente que cada organismo se comporta de maneira diferente, podendo algum dos sintomas não estar presente ou surgirem outros.
O acompanhamento do seu médico e o teste de gravidez aliado a outros exames que ele achar necessário lhe dará segurança para chegar a um resultado confiável.
Nos testes de farmácia o resultado pode ser visto em 2 a 3 minutos e a leitura é visual.
Teste de gravidez “A”
Sensibilidade do material para o teste (Kits): maior ou igual a 25 mUI/ml valor escrito na bula dos kits ou testes de gravidez.
Quando pode ser realizado: testes de gravidez com esta sensibilidade podem ser realizados no primeiro dia do atraso menstrual (para maior segurança depois do quinto dia)
Valor do kit: Varia de cinco a vinte reais
precisão: Boa (dependendo dos fatores mencionados acima)
Teste de gravidez de laboratório (nem todos realizam este teste)
Sensibilidade do material para o teste: determinação quantitativa e qualitativa da gonadotrifina coriônica humana fração beta (b-hCG) em soro ou plasma
Quando pode ser realizado: Assim que for necessário.
Valor do exame: Varia entre vinte e quarenta reais
precisão do teste: Muito boa.
Relembrando que a realização de teste de gravidez adquirido na farmácia deve seguir sempre, com atenção a técnica descrita na bula do kit.
Outras questões importantes:
  1. O teste de gravidez deve ser realizado quando? O teste de gravidez deve ser realizado depois do quinto dia de atraso da menstruação, depois deste período temos maior segurança, pois se fizer antes deste prazo, pode dar negativo (mas ainda não será definitivo podendo fazer alguns dias depois dar positivo), pois na primeira vez ainda estava produzindo uma quantidade de hormônios pequena, assim o teste não tinha “sensibilidade técnica” para acusar positividade, por isso se realizado depois do quinto dia de atraso menstrual o resultado é fortemente seguro.
  2. Se realizar o teste depois do quinto dia de atraso e ainda assim der negativo, o que fazer? Se mesmo assim continuar dando negativo, e ainda tiver suspeita de gravidez, a menstruação não desceu, deve procurar o médico para uma consulta, pode ser alguma infecção, ou outro problema que deve ser investigado pelo ginecologista.
  3. Se meu parceiro não usar preservativo durante a relação, mas não “gozar dentro” corro risco de engravidar? Sim, corre, se estiver no período fértil poderá engravidar, mesmo a possibilidade sendo menor, mas existe, pois durante a relação pequena porção de esperma pode sair do pênis mesmo sem o homem perceber.
  4. Se a sua dúvida é sobre a pílula do dia seguinte, desregulou o organismo (normal), se é segura (não totalmente), quando deve tomar (somente em casos de acidente como rompimento do preservativo, nunca como anticoncepcional de forma corriqueira.
  5. Uma coisa extremamente importante, algumas mulheres dizem ter vergonha de ir ao médico, deixe isso de lado, procure o médico ginecologista, ele vai avaliar todos os sintomas e saberá qual o exame que no seu caso é necessário fazer ou se você deve tomar alguma dose de medicamento, não deixe menstruação atrasada por muitos dias sem procurar um médico.
  6. O teste deu positivo, com quantos dias estou de gestação? Pelo teste de gravidez não é possível dizer quantos dias de gestação.
  7. Apareceu duas linhas coloridas, uma bem fraca e a outra forte no resultado do teste, é positivo ou não? Sim é positivo, mesmo uma linha aparecendo com coloração fraca, o teste deve ser considerado positivo.


Fonte/Créditos:http://www.plugbr.net

Um comentário:

Anônimo disse...

E se não aparecer nada? Ficar em branco?

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...