29 de jul. de 2011

Muco Cervical e fertilidade, como funciona?!


O muco cervical sofre alterações durante o ciclo indicando a fase fértil ou não fértil da mulher. Então ele pode ser usado como método de controle de ovulação ou contracepção, sendo chamado de método de Billings.
Para fazer esse acompanhamento a mulher deve colocar um pouco de muco  no dedo indicador, pressionar com o polegar e separá-los em seguida, assim pode-se ver se o muco é mais pastoso, aguado, elástico...


ausência de muco, indica uma fase estéril, quase não há umidade, ocorre no começo e no final do ciclo, ou seja, logo após a menstruação e antes da menstruação. Nessa fase a acidez da vagina acaba matando os espermatozóides e o cólo uterino está fechado.


muco grosso e pastoso, figura A, pode ser branco ou amarelado, também indica a fase estéril, ele dificulta a passagem dos espermatozóides. Esse muco ao ser colocado entre os dedos, não estica.


muco mais aquoso (ágüado), leitoso e escorregadio, figura B, indica o período pré e pós período fértil, ou seja, aparece antes do PF e logo após o PF. Quando esse muco aparece já é possível engravidar, pois o cólo uterino já apresenta uma abertura e os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias, ou seja, se nesse período a ovulação ocorrer pode ocorrer a fertilização.


muco elástico, gelatinoso, semelhante a clara de ovo, figura C, é o muco fértil. Quando ele aparece a ovulação pode acontecer  naquele dia ou em até 5 dias. Tem mulheres que tem um único dia, outras por vários dias, sendo que o dia de maior quantidade e em que o muco se estica mais, está mais elástico, é o dia da ovulação. Esse muco não é ácido, por isso ele facilita muito a chegada dos espermatozódes até as trompas e ainda os alimenta.
Algumas mulheres relatam ter muco fértil logo depois ou logo antes da menstruação, mas isso não quer dizer que se está ovulando, pode ser apenas uma alteração hormonal. Mas, sempre que o muco elástico aparece é bom treinar.
O muco cervical é produzido pelo estrogênio (hôrmonio), é ele que define todas as alterações do muco, por isso uma disfunção desse hormônio, ou alguma medicação que o altere, pode modificar o muco.
Então ter muco elástico é um bom indício de ovulação, mas não é uma certeza. O ideal é fazer outro controle de ovulação em conjunto por 2 ou 3 ciclos pra ter certeza que o aparecimento do seu muco está vinculado a ovulação.
Outra observação importante, é que o estresse e a ansiedade também podem alterar o muco, visto que, podem causar alterações hormonais na mulher.


Em resumo o ciclo do muco cervical é:
1º - Fase Infértil(antes do PF): ausência de muco, muco pastoso, leitoso, muco agüado, nessa ordem.


2º - Fase Fértil(PF): muco elástico, tipo clara de ovo


3º - Fase Infértil(depois do PF, antes da menstruação): muco agüado, muco pastoso, leitoso, ausência de muco.



Fonte/créditos:http://anunes.e-familyblog.com/note/3656

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...