15 de set. de 2011

Ciclo menstrual todo explicado!


ciclo menstrual ou ciclo reprodutor feminino é um processo pelo qual o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez. Nas fêmeas humanas saudáveis, o ciclo se origina em torno dos 12, 13 anos, mas pode tanto vir numa idade precoce ou tardia (de 8 até 16 anos), vem em torno de 28 em 28 dias, mas também é normal vir de 21 em 21 ou até 40 dias, dependendo muito de cada organismo. Mulheres que tem o ciclo menor ou maior, mas que vem sempre com a mesma passagem de dias, é considerado regular
O ciclo menstrual inicia-se não a partir do sangramento,mas a partir do momento em que um óvulo amadurece, aí é que começa o processo, terminando, caso não haja fecundação, com a expulsão do endométrio, ao qual chamamos de menstruação.
Mas como se dá esse processo e como o cérebro atua em tudo isso?
A menstruação é parte de um processo regular que prepara o corpo da mulher para a gravidez todos os meses. Esse ciclo envolve várias fases que são controladas pelas interações de hormônios secretados pelo hipotálamo, pela glândula pituitária anterior (hipófise anterior) e pelos ovários.
O hipotálamo possui uma glândula chamada hipófise, que produz vários hormônios, dentre eles o do crescimento, os que regulam a tireóide e hormônios que regulam o ciclo reprodutor feminino: O hormônio estimulante folicular ou FSHO hormônio luteinizante ou LH, Prolactina, entre outro que atuam em todo processo reprodutivo.
Os ovários são órgãos em pares (2), que são responsáveis pela fabricação dos óvulos e dos hormônios progesterona e estrogênio, e que funciona juntamente com hipófise.
hipófise e os ovários, com a fabricação dos hormônios, é que regulam todo o ciclo menstrual. Um é dependente do outro e qualquer coisa que influencie seu funcionamento altera todo o ciclo reprodutor feminino e faz com que o sistema não funcione como deveria, causando irregularidade e até esterilidade. Já vimos em outro artigo aqui que alterações no organismo como doenças, ansiedade, estresse, mexem com os hormônios e podem tanto atrasar como adiantar a menstruação.
Bom, agora vou explicar de maneira mais simples, senão vocês não vão entender, são muito processos, mas vou detalhar o básico.
O começo do ciclo se dá quando a hipófise libera o FSH, fazendo com que o ovário estimule o amadurecimento de um óvulo. Nisso, o ovário aumenta o nível da progesterona, que faz com que o útero engrosse sua camada interna ( o endométrio) preparando-o para uma possível fecundação. Isso ocorre 14 dias antes do sangramento (menstruação).
Logo em seguida, o ovário libera um óvulo: se em torno de 24 horas não houver fecundação, esse óvulo “morre” e fica na trompa, onde é absorvido pelo organismo. Se por um acaso houver espermatozóides capazes de fecundar esse óvulo, ele é fecundado, se fecha e começa ali mesmo nas trompas, o processo de reprodução. Após 5 até 15 dias, é que óvulo vai “andando” até o útero onde se dá a nidação, quando ele “gruda” no endométrio e começa a se alimentar para começar seu desenvolvimento. Havendo fecundação, a progesterona não para mais de subir, até a hora do parto. Por isso que o nível de progesterona é alto quando a mulher faz o exame de gravidez!
Caso não haja fecundação, a progesterona baixa e dá lugar ao estrogênio. Baixando a progesterona, automaticamente, o endométrio perde a sua utilidade e o estrogênio estimula sua renovação, fazendo com que o útero escame e coloque pra fora o endométrio, daí se dá a ultima etapa do processo, que é a menstruação.
Resumindo: 14 dias antes de menstruar, o ovário libera o óvulo e esse óvulo vive entre 24 e 48 horas. É justamente esse o dia fértil, só que, se alguns dias antes ou depois desse dia, entrarem espermatozóides capazes de chegar até as trompas de falópio e encontrarem o óvulo, se ele estiver lá maduro, ele pode ser fertilizado. Tudo isso que eu contei é para a mulher saber como seu corpo funciona e pra aprender que a mulher só estará fértil durante 24 a 48 horas durante todo o ciclo menstrual. Você aprendendo sobre seu ciclo:
- Você evita tomar pílula do dia seguinte sem necessidade
- aprende como seu corpo funciona e entende o funcionamento da tabelinha;
- sabe como agem os hormônios e como o cérebro funciona na reprodução humana;
- entenda porque a menstruação atrasa, adianta, ou se torna irregular.
- tem noção de tudo o que ocorre com seus corpo e as mudanças que acontecem durante todo o ciclo.
A importância da mulher se conhecer é fundamental para que entenda como o anticoncepcional, pílula do dia seguinte, gravidez funcionam. Saber tudo sobre seu próprio corpo é amar a si mesma.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...