26 de dez. de 2011

Posso ficar grávida menstruada?? Quando é o período fértil??


Para entendermos melhor este assunto, recomendo que leia primeiro sobre a menstruação.

O que é ciclo menstrual e de quantos dias é?
Ciclo menstrual corresponde ao primeiro dia da descida da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação e dura em média 28 a 30 dias, podendo variar em algumas mulheres podendo apresentar ciclos mais longos ou mais curtos.
Para determinar quantos dias é o seu ciclo, é preciso pegar vários ciclos consecutivos e contar de quantos dias é a duração dos seus ciclos. A menstruação não cai sempre no mesmo dia, pois os meses tem número de dias diferentes de 28, 30 e 31 dias.
Para o cálculo do numero de dias do ciclo, conte o numero de dias entre os primeiros dias de duas menstruações. Os números de dias podem não ser iguais podendo variar em média de 1 a 2 dias para ciclos regulares. Quando a variação de dias é muito grande (de dias ou até semanas), falamos que o ciclo é irregular.
Para determinarmos o período fértil devemos pegar somente mulheres com os ciclos regulares. A ovulação ocorrerá 14 dias antes da próxima menstruação, que corresponde à fase do corpo lúteo de 14 dias (folículo em involução após a ovulação).
Em mulheres com os ciclos irregulares não temos como fazer este cálculo, pois não temos como saber quando será a próxima menstruação e assim calcular o dia da ovulação. Nos ciclos regulares podemos calcular a data da próxima menstruação com erro de 1 a 2 dias em média.
Calcular e saber quando é o período fértil para as mulheres com ciclo regular, não significa que o uso da tabelinha seja um método eficaz de contracepção. Pois os ciclos regulares podem desregular por vários fatores, como o psicológico, emocional ou por doenças, não tendo a mesma eficácia contraceptiva de outros métodos.
Então vamos conhecer o período fértil e o dia da ovulação.
Vamos pegar um ciclo de 30 dias para facilitar as contas. Considerando então um ciclo de 30 dias, qual será o dia e qual o período fértil da mulher neste ciclo?
A ovulação ocorre no 14 dias antes da próxima menstruação, então neste ciclo o dia da ovulação será aproximadamente no 16 dia do ciclo.
Se dividirmos o ciclo menstrual em 3 períodos de 10 dias:
- 10 dias iniciando do primeiro dia da menstruação,
- 10 dias no meio do ciclo,
- 10 dias antes da próxima menstruação),
Em quais 10 dias ocorrerá a ovulação?
A ovulação ocorrerá aproximadamente no 16 dia do ciclo (ciclo de 30 dias) então cairá nos 10 dias do meio do ciclo, que será considerado o período fértil. Os primeiros 10 dias (contando com os dias da menstruação) e os 10 dias que antecedem a menstruação não são considerados férteis, pois neste período não esta ocorrendo ovulação e no caso de já ter ovulado, este óvulo já não é mais viável para fecundação e é absorvido pelo organismo antes da menstruação. Na menstruação não esta eliminando o óvulo e sim o endométrio.
Quantos dias a mulher fica ovulando?
A mulher ovula apenas em um dia, mas o óvulo fica vivo (viável 2 dias dentro do corpo da mulher). Mas se a mulher ovula apenas um dia por que o período fértil fica em torno de 9 a 10 dias?
Vamos entender…
O período fértil é o período onde a mulher terá mais possiblidade de engravidar e tem aproximadamente de 9 a 10 dias, por que:
1- A mulher não ovula sempre no mesmo dia todos os meses, às vezes adianta ou atrasa de 1 a 2 dias. Assim com conta em média de 2 dias antes e 2 dias depois para margem de segurança (total de 4 dias).
2- O espermatozoide tem uma média de sobrevivência dentro do organismo em torno de 3 dias (significa que mesmo após três dias da relação sexual ele permanece vivo podendo fecundar o óvulo caso ocorra a ovulação).
3- O óvulo tem em média 2 dias de sobrevida, que significa que mesmo tendo relação 2 dias após a ovulação corre o risco de engravidar.
Assim a contagem fica: 1(2 dias)+2(3 dias)+3(2dias)+1(2 dias)= 9 dias.
Entendemos para ciclos regulares de 30 dias:
1 – 10 primeiros dias Não São Férteis (Não fica grávida), incluindo os dias da menstruação;
2 – A ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação + viabilidade do espermatozoide + viabilidade do óvulo + margem de segurança completam o Período Fértil (Fica Grávida) na metade do ciclo, em torno de 9 a 10 dias.
3 – 10 últimos dias do ciclo antes da próxima menstruação Não São Férteis (Não fica grávida);
4 – Não fica GRÁVIDA 5 dias antes e 5 dias depois da menstruação, pois eles ficam fora do período fértil, que está na metade ciclo.

Se gostou do artigo pode marcar este site com um click no +1 na pesquisa do Google para destacar o conteúdo e recomendá-lo.

2 comentários:

Lillian_Chelme disse...

tenho mesntruação regular, esse mês passado mesntruei dia 17, dia 9 deste mês dei uns amassos com meu namorado, só que ele só penetrou um pouco e não gozou e tbm sou virgem, então 2 dias depois comecei a sentir meus seios doloridos e inchados muito doloridos mesmo, e tbm sentir algumas vezes vontade de vomitar, tive um pouco de dor de cabeça, tudo isso morrendo de medo de ter engravidado, pronto quando foi hoje dia 14 saiu um corrimento marron, primeira vez que isso acontece, to com muito medo de estar grávida, será que estou grávida ?

Soraia Costa disse...

Se seus ciclos são regulares, seu período fértil iniciou dia 28/04 a 07/05. A partir do dia 08/05 saiu do período fértil sendo pequenas as chances de engravidar no dia 09/05.

Esse corrimento marrom deve ser início da menstruação. Aguarde descer a menstruação com calma, a ansiedade pode desregular.

Se atrasar a menstruação pode fazer o teste de gravidez com 1 dia de atraso, para o exame de sangue e de 2 semanas de atraso para exame de urina (farmácia).

Boa Sorte.

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...