25 de abr. de 2012

Tudo sobre síndrome dos ovários policísticos


O nome ovários policísticos vem da aparência dos ovários em mulheres com esta síndrome, que ficam aumentados e com numerosos cistos.
A síndrome dos ovários policísticos afeta entre 10 a 20% das mulheres, sendo uma das principais causas de infertilidade feminina. O diagnóstico precoce e tratamento adequado pode reduzir o risco de complicações, que incluem diabetes e doenças do coração.
O mecanismo preciso ainda não é conhecido. No entanto, já é sabido que há um aumento na produção de insulina devido a uma diminuição de sua ação nas células do organismo. Esse aumento leva a uma maior produção de andrógenos (hormônios masculinizantes) pelos ovários. Além disso, há uma disfunção no equilíbrio de dois hormônios da hipófise responsáveis pelo controle dos ovários: LH X FSH.(LH-hormônio luteinizante e FSH-hormônio folículo estimulante)
Sintomas da síndrome dos ovários policísticos

Quais os sintomas?
Irregularidades Menstruais. É um dos principais sintomas da síndrome dos ovários policísticos. Grande parte das mulheres tem atrasos ou mesmo ausência das menstruações.
Problemas na pele e aumento de pelos. Acne, espinhas, queda de cabelo, pele oleosa e aumento de pelos são sintomas que podem fazer parte da síndrome dos ovários policísticos. Este conjunto de sintomas é chamado de hiperandrogenismo.
Aumento de peso. Muitas mulheres que tem síndrome dos ovários policísticos apresentam aumento de peso. Mulheres com excesso de peso possuem predisposição a desenvolver resistência à insulina e síndrome metabólica, aumentando risco de alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e doenças do coração.
Acanthosis nigricans. Este é termo médico para manchas escuras e com textura espessa em regiões do corpo como pescoço, axilas, abaixo dos seios, vulva e região interna das coxas.
Dificuldade para engravidar. Muitas mulheres com esta síndrome não tem ovulação regular. Este fato faz com que muitas delas tenham dificuldade em engravidar sem um tratamento eficaz.
No entanto isto não quer dizer que mulheres com síndrome dos ovários policísticos sejam inférteis. Muitas adolescentes com estes ovários pensam que não podem engravidar e acabam conseguindo uma gravidez indesejada.
Abortos. Pode haver uma correlação entre ovários policísticos e maior incidência de aborto devido aos altos níveis de LH em mulheres com este quadro.
A SOP não tratada tem progressão até a menopausa, quando devido à falência ovariana, cessa a produção de estrógenos e andrógenos. Estudos em andamento têm relacionado a SOP com um maior risco de doenças cardiovasculares o que fica reforçado devido às alterações de gorduras (colesterol total e frações e triglicérides) corporais também presentes na SOP.

As outras complicações estão relacionadas com as alterações resultantes da anovulação: infertilidade, irregularidades menstruais variando de amenorréia a hemorragias uterinas, hirsutismo e acne. Mais importante ainda é a exposição do endométrio (revestimento interno uterino) contínua ao estrogênio, sem a presença da ação da progesterona contrabalançando-o, por encontra-se ausente devido às alterações hipófise – ovarianas. Essa exposição contínua pode propiciar o aparecimento de câncer de endométrio cujo risco é três vezes maior em mulheres com SOP. Além disso, há estudos sugerindo que a anovulação crônica durante a idade fértil, está relacionada com maior risco de câncer de mama após a menopausa.

Outras Causas de Anovulação na Idade Reprodutiva
Atividades físicas extenuantes

Falência ovariana precoce

Tumor benigno hipofisário produtor de prolactina

Drogas com ação progestínica

Hiper ou hipotireoidismo

Desordens alimentares

Hiperplasia congênita da supra-renal

Tumores virilizantes da supra-renal

Tumores de ovário

Exames Diagnósticos
Vários exames devem ser solicitados para a avaliação do padrão hormonal e a forma dos ovários. Inicialmente, deve-se fazer um teste de gravidez, que necessita ser descartada em qualquer mulher em idade fértil que esteja sem menstruar.
Deve-se solicitar uma ultra-sonografia para avaliar os ovários que, em caso de SOP, demonstrarão pelo menos oito imagens periféricas com menos de 10 mm de diâmetro.
O nível sangüíneo de vários hormônios pode ser avaliado: testosterona, androstenediona, LH, FSH, estradiol, estrona, prolactina, insulina em jejum além de glicose em jejum.
Outros exames poderão ser necessários para excluir as outras causas mencionadas acima. Um exame de colesterol total e frações também deve ser realizado para avaliar do padrão lipídico e a necessidade de se tomar medidas modificadoras. A pressão arterial deve ser medida anualmente para se descobrir precocemente uma hipertensão arterial. 

Tratamento da síndrome dos ovários policísticos

É importante realizar o tratamento adequado dos ovários policísticos, tanto para garantir saúde e qualidade de vida no presente, quanto para evitar complicações futuras decorrentes da síndrome metabólica.
O tratamento da síndrome dos ovários policísticos depende dos sintomas apresentados e do desejo atual de engravidar.
Modificação Comportamental
Diminuição de peso, dieta e exercícios. São muito importantes mesmo quando juntos ao tratamento medicamentoso. A diminuição de peso diminui os níveis de testosterona, de insulina e de LH.
Mulheres que não desejam engravidar
Para mulheres que não querem engravidar, pode-se usar drogas com ação progestínica, por 10 a 14 dias por mês, para contrabalançar a ação estrogênica no endométrio. Não há supressão de produção de andrógenos (Medroxyprogesterona ou Noretindrona).

Outra opção para essas pacientes é a pílula anticoncepcional de doses baixas. As vantagens dessa terapia são: contracepção, prevenção de crescimento e câncer endometrial, normalização dos ciclos menstruais e tratamento da acne e hirsutismo (melhora seis meses após uso). Drogas antiandrogênicas podem ser associadas para o tratamento do hirsutismo com maior rapidez (Espironolactona, etc).

Drogas análogas aos hormônios liberadores de gonadotropinas devem ser usadas em pacientes que não respondem ao tratamento acima. Cuidado com seus efeitos colaterais ósseos e vaginais.
Tratamentos para engravidar
Se a paciente pretende engravidar o médico lhe recomendará um tratamento de indução da ovulação não sem antes afastar as outras causas de infertilidade. A 1a tentativa deve ser com indutor à base de citrato de clomífeno, e metformina, se for o caso, deve-se inicar com uma dosagem baixa, se a paciente não responder, aumentar a dosagem, se mesmo assim a ovulação não responder, deve-se partir para a indução à base de gonotrofinas (LH e FSH).
O fato de a mulher conseguir ovular com medicamentos não significa que a síndrome foi curada, o acompanhamento médico deve ser mantido de forma regular.
Hipoglicemiantes orais
Em alguns casos medicamentos que são usados no tratamento da diabetes são empregados para tratar a síndrome dos ovários policísticos, para isso deve ser feito a dosagem de insulina.
Esse tratamento tem sido com o uso de Metformina, uma droga que aumenta a sensibilidade da insulina, utilizada no tratamento da diabetes mellitus tipo 2. Estudos preliminares demonstraram um retorno à atividade menstrual em 68% a 98% das mulheres com SOP que utilizaram-na. Não é o tratamento padrão, mas pode ser uma possibilidade real futura.
Cirurgia. Os métodos cirúrgicos para tratar os ovários policísticos têm sido abandonados.



Fontes: Site BancodeSaude.com.br, Site Boasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...