18 de mai. de 2012

Clamídia

 Uma doença silenciosa, que traz riscos a fertilidade e a saúde!


A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST), que pode atingir homens e mulheres. É uma doença considerada 'silenciosa', pois 75% das mulheres e 50% dos homens não tem sintomas aparentes, ou seja, são assintomáticos. Por isso é recomendado que o exame seja feito 1 x ao ano e também em fases específicas como pré-núpcias, pré-gestação e pré-natal.
Essa infecção atinge principalmente a uretra e órgãos genitais, mas também pode contaminar a região anal e até a faringe, ocasionando problemas pulmonares. Caso não tratada a clamídia pode trazer problemas sérios a fertilidade, causando infertilidade tanto na mulher, quanto no homem. Já na gravidez, pode ser transmitida ao bebê na hora do parto, podendo causar conjuntivite ou mesmo pneumonia no bebê elém de aumentar aschances de parto prematuro.


Especificamente quanto a fertilidade:
- no homem pode causar a obstrução da uretra, impedindo a passagem dos espermatozóides, e também infecções, que podem causar a morte dos espermatozoides.
- na mulher, o maior risco é atravessar o útero e causar infecção nas trompas, causando obstrução e impedindo a passagem do óvulo, podendo também causar gestações ectópicas. 

Sintomas
Como descrevi acima a maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando existem os sintomas são:
- Na mulher: corrimentos vaginais, sensação de quimação ao urinar, dor abdominal no baixo ventre e na parte baixa das costas, sangramento após relação sexual, dor durante as relações, febre, tontura, vômitos e até câimbras;
- No homem: corrimentos no pênis, sensação de queimação ao urinar e coceira, dor e inchaço na região testicular.

Tratamento
O tratamento é simples, quando diagnosticado logo, utilizando antibióticos, mas o parceiro também deve ser tratado para evitar novo contágio e durante o tratamento do casal é indicado apenas relação com preservativo.
Aliás, a melhor forma de prevenir a doença é o uso de preservativo!
Fique atenta(o) e peça ao seu médico o exame periodicamente.


Fonte:http://anunes.e-familyblog.com/note/42089/clam%C3%ADdia-uma-doen%C3%A7a-silenciosa-que-traz.html

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...