15 de mai. de 2012

Como conseguir o Zoladex pelo (SUS)

Acetato Goserelina (ZOLADEX)
Este pedido tem que ser a LME-Solicitação de Medicamentos de Dispensação Excepcional (fornecida pelo médico) com preenchimento legível, assinada e carimbada pelo médico, contendo o CPF do médico nas quatro vias do SUS. 

ATENÇÃO: Essas vias NÃO podem ser carbonadas! Têm que ser todas ORIGINAIS!

Laudo médico detalhado (unidade do sus, particular ou convênio) validade 60 dias.
Numero do sus do médico.
Receita Médica- validade 60 dias. em duas vias (tb originais) em formulário do SUS. (Caso a indicação p/o Zoladex seja de 3 meses, tem que ter 3 receitas - uma p/cada mês, em duas vias de cada).
Laudo de solicitação do medicamento- LME em 4 vias legíveis e sem rasuras, os campos 1 e 2 a 33, 34, 35, 37, 38 e 40 são obrigatórios. todas as informações solicitadas devem ser preenchidas à caneta, carimbo e assinatura do medico original em todas as vias. O medicamento deve ser prescrito com denominação comum com a apresentação da quantidade mensal. (validade por 60 dias).
Termo de consentimento preenchido e assinado pelo medico e paciente.

Xerox Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento e CPF ou Protocolo da paciente. Comprovante de residência também. 

Obs. Quem já tiver o cartão do SUS tem de levar. Quem não tiver, eles irão fornecer. 
IMPORTANTE: Na LME tem que constar o código do CID (com TODOS os dígitos: categoria de 4 caracteres - LETRA + 3 DÍGITOS), da paciente, ou seja, o tipo de endometriose que ela tem. Caso ela tenha + de uma (meu caso), tem que colocar o CID principal e o CID secundário. (É o campo no canto superior da LME).

CÓDIGOS DO CID 10- Patologias Dispensadas pela Portaria nº 2981

D25.0 - Leiomioma Submucoso do Útero.
D25.1 -  Leiomioma Intramural do Útero.
D25.2 -  Leiomioma Subseroso do Útero.
N80.0 - Endometriose do útero, adenomiose.
N80.1 - Endometriose do ovário.
N80.2 - Endometriose da trompa de Falópio.
N80.3 - Endometriose do peritônio Pélvico.
N80.4 - Endometriose do septo retovaginal e da vagina.
N80.5 - Endometriose do intestino. 
N80.6 - Endometriose em cicatriz cutânea.
N80.8 - Outra endometriose. 



IMPORTANTE: No dia da retirada do medicamento, leve um isopor de tamanho médio com gelo p/transportar o zoladex. Ele tem que ficar em temperatura inferior a 25ºC. Eles não informam isso... só soube quando cheguei lá p/buscar. 

Local de cadastramento e Retirada do Medicamento

((RIO FARMES))

Endereço: Rua Julio do carmo, S/N (Centro do Rio)
Cidade Nova- Rio de Janeiro
Em frente ao metrô da praça Onze
Horário de atendimento: Diariamente de 08:00 as 16:00 hs
Tel: 2333-3998/ 2333-3896 / 2332-8568 ou 2332-8569 .

Quando eu fui fazer o cadastramento eles já marcam o dia da retirada da medicação,
mais dizem se vai ser aprovado ainda ( mais é aprovado sim) 
"demorou uns 25 dias a analise"
Boa Sorte!!!


Em outros estados:
As informacoes abaixo foram copiadas da comunidade do Orkut "Endometriose Sem Limites
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?cmm=2207951

Estas infomacoes foram fornecidas na comunidade pelas portadoras e membros da mesma. Por favor, cheque as informacoes ANTES de levar a papelada para a obtencao do Zoladex, pois as mesma podem ter sido mudadas.

Abracos com carinho !



SÃO PAULO,SP CAPITAL:
- ir no Glicério: Varzea do Carmo, Grupo de Serviços Ambulatoriais do SUS
Endereço: Rua Leopoldo Miguez, 327 -CEP: 01518-020 - São Paulo.

- Retirar os formulários, levar para o médico preencher, voltar e entregar toda a papelada, com o laudo médico.

SALVADOR, BA: 
Maternidade TYsilla Balbino, tem que pegar o protocolo para o médico preencher, levar a receita em 3 vias (pode ser do SUS ou medico credenciado) e xerox de alguns exames (mamografia, US transvagina, biopsia, laudo da laparoscopia) e xerox de documentos pessoais. Levar originais junto. Passar pela entrevista com assistente social (sempre no turno da manha).

Fortaleza, CE:
A portadora mora no interior do Ceará e conseguiu a medicação em Fortaleza.

- Fazer a inscrição na Regional do SUS da sua cidade, com xerox do CPF e RG e xerox do relatório da videolaparoscopia, da receita médica e da biopsia.

Há uma palestra com uma bioquimica e uma psicóloga sobre endometriose e os possíveis efeitos da medicação.

CAMPINAS, interior de SP:
- DIR XII
Rua Setembrino Carvalho, 1123. Atrás do prédio novo da SANASA.

Documentos Necessários: Cartão SUS, Formulário que o médico dá, SME que o médico fornece, Relatório médico em receituário (descrever sintomas e CID), 3 receitas em 2 vias (prescrever com nome do sal e posologia) , CIC, RG, hemograma, Papanicolau, e comprovante de endereço.

A portadora sugeriu que as receitas sejam feitas com datas em aberto, pois elas só têm validade de 1 mês. Precisa trazer um isopor e um gelo em gel, para levar o medicamento para casa.

RIO NEGRINHO-SC:
O procedimento é o seguinte:

- Solicitar um fornulário do SUS para a farmaceutica do Posto de Saúde- Central
- Preencher todos os dados seus, solicitados no formulário
- Cópia de todos os documentos pessoais, inclusive declarar a renda através de cópia da folha de pagamento sua e de seus familiares que convivem com você
- Duas vias da receita do Medicamento, fornecido pelo Médico
- Laudo da Laporoscopia
- Comprovante de residência
- Cópia do Cartão do SUS (que se não possuir é necessário fazê-lo, na mesma sede do Posto de Saúde, em uma sala da segunda ala, sala 02)
- Depois de tudo preenchido no Formulario ao que se refere a pessoa que está solicitando, precisa levar o mesmo até o seu médico para que ele preencha os dados clínicos seus e assine o mesmo.
- Depois de tudo pronto precisa entrega-lo no mesmo local em que retirou e aguardar a resposta que pode demorar alguns meses.
- Quando vir a resposta, alguns dias depois o medicamento chega em sua casa, uma por mês. E de cada 03 meses precisa entra com o processo novamente.

Tubarao, Florianopolis, SC:
- Em Tubarão, os processos são encaminhados para Floripa, então no SUS de Tubarão me indicaram entrar com o processo por aqui, mas levá-lo em mãos até Floripa. Deu certo, levou uns 20 dias. E foi necessário od seguintes docs:
-Declaração do médico especialista (com a indicação, diagnóstico, prazo de tratamento, e tratamento anterior e estágio q está a doença.
-Receituário médico contendo posologia diária e quantidade para consumo de 03 meses em comprimidos, ampolas/frascos.
-SME- Solicitação de Medicamentos Excepcionais- 2 vias, a segunda pode ser xerox- ALGUNS MÉDICOS JÁ POSSUEM, MAS ESSE DOC. É RETIRADO NO SUS E PREENCHIDO PELO MÉDICO!
-LAUDO PARA APAC-2 vias, a segunda pode ser xerox-ALGUNS MÉDICOS JÁ POSSUEM, MAS ESSE DOC. É RETIRADO NO SUS E PREENCHIDO PELO MÉDICO!
-TERMO DE CONSENTIMENTO- preenchido e assinado-Tbém retirado no SUS e assinado pelo paciente e médico.
-Exame obrigatório-hemograma completo com plaquetas.
-Xerox dos seguintes docs: exames solictados pelo médico, carteira de identidade, CPF, comporvante de residência (conta água, luz ou tel.),cartão nacional de saúde do paciente( será necessário apenas o número p/ preencher doc., serve o provisório).

Este procedimento serve também pra Fpolis.

PORTO ALEGRE-RS:
- pegar o formulário de SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTOS ESPECIAIS, na Secretaria de Saúde do Estado-RS, na Av. Borges de Medeiros , na esquina com Rua Riachuelo, no Centro de Porto Alegre.

Qualquer pessoa pode ir buscar este formulário, mesmo um funcionário do seu município ou pessoalmente. Eles te darão também uma lista dos documentos(cópias) e exames(cópias) a serem anexados.(Identidade, comprovante de residência, receita médica em duas vias, exames que comprovem a doença).

Pegue este formulário e leve ao seu Ginecologista para preencher. Reunido todo o material é só entregar no mesmo endereço. Não precisa ser pessoalmente. É preferível que algum funcionário do seu Município, o faça, porque é necessário ir seguidas vezes, para verificar o andamento do processo e eles preferem entregar aos funcionários de cada Município, se não forem de Porto Alegre. Tente conversar com Secretário de saúde de seus Municípios, para agilizarem os encaminhamentos.


Curitiba-PR:
- Tres vias do formulário de medicamentos especiais preenchidos pelo médico, carta de solicitação do médico, resultado do anatomopatológico, xerox de documentos pessoais, comprovante de endereço de 3 meses. Entre a solicitação, aprovação e receber a primeira dose demorou aproximadamente 35 dias. A solicitação deverá ser encaminhada para a Secretaria de Saúde Pública na Rua Barão do Rio Branco - centro.

Curitiba - PR:
Documentos são: identidade, comprovante de residencia, CPF, Carteirinha do SUS, exames anatopatologico(biopsia), e ou videolaparoscopia (todos os documentos e exames com xerox)
SME toda preenchida inclusive com o codigo CID(3 vias)
Carta do medico indicando o motivo da solicitação
Receita medica (3vias)
não esquecer de pedir pro medico colocar o codigo CID e o nome do principio ativo do medicamento que é GOSERELINA

demora em torno de 60 dias até liberarem a injeção

Vila Velha - ES:
* peguei uma papelada no CRE (são 3 folhas)
* Levei para o médico e preenchemos juntos, pois um dos papeis são informações do medicamento portanto vc deve ler com o medico para retirar possíveis duvidas.
* Levei estes papeis preenchidos, carimbados e assinados pelo medico de volta para o CRE junto com: cartão do sus, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência e com estes documentos dei entrada no processo que vai passar por um auditor (dei entrada e agora depois de uma semana é para eu ligar se a injeção está la)
* para pegar a injeção tambem é simples é só ir com um cartão que lhe é entregue quando se da entrada no processo, CI, Isopor com gelo em gel. 

outro relato:

peguei uma papelada no IAPI (Bairro Soteco em V.V) (são 3 folhas)
* Levei para o médico (Ele mesmo preencheu, assinou, Etc).
* Levei estes papeis preenchidos, carimbados e assinados pelo medico de volta para o IAPI junto com: cartão do sus( também feito em Vila Velha/ES( Ed. Vila Park – ao lado do colégio Vasco Coutinho), cópia do CPF, cópia do comprovante de residência e com estes documentos dei entrada no processo que vai passar por uma auditoria (dei entrada e tenho que aguardar 05 dias úteis para eu ligar e saber se a farmácia dispõe deste medicamento, mas já sondei e sei que não estão em falta)
* para pegar a injeção tambem é simples é só ir com um cartão que lhe é entregue quando se da entrada no processo, CI, Isopor com gelo em gel.





Um comentário:

BinaSouza disse...

Boa tarde, meu medico passou o Zoralex de 3,6mg fui ontem no Riofarmes e no cadastro fui informada que pelo meu CID, não teria direito. Gostaria de saber se alguém do RJ conseguiu a medicação pela secretária e qual foi o CID utilzado?

Grata,

Sabrina

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...