22 de mai de 2012

Útero Bicorno e Gravidez


útero bicorno é uma malformação congênita, neste caso o útero ao nível das tubas uterinas são divididos em duas partes, forma de coração. Essa malformação acontece durante a gravidez, no segundo mês de gravidez, quando estão se formando os ductos de Müller ou órgãos embrionárias, pode haver uma anomalia que provoca a formação de um útero bicorno.
Nessa condição, o útero pode apresentar dois corpos e um colo, ou dois corpos e dois colos e, ainda, um só corpo, a situação mais freqüente. Em todos os casos, os problemas comuns são dificuldade para engravidar, abortos de repetição, partos prematuros e fetos de baixo peso.
Uma mulher com útero bicorno, em geral, não tem os sintomas, sua menstruação é normal, pode ter cólicas, mas isso é um sintoma comum em mulheres mesmo sem útero bicorno. O útero bicorno não influencia em problemas de ovulação ou chances de múltimplos. Nos exames, como ultra-sonografia, ressonância magnética, o médico pode avaliar o problema.
Dentro do útero bicorno pode haver uma malformação maior ou menor. Dependendo do grau de separação do útero. Quando o grau é maior o bebê pode ficar sem espaço suficiente para se desenvolver, causando aborto ou parto prematuro.


Em caso de infertilidade e abortos repetidos há cirurgia corretiva uterina pode ser a solução, cirurgicamente é possível aumentar consideravelmente a probabilidade de manter a gravidez.
Mas muitas mulheres com útero bicorno tem filhos sem problemas, nem todo útero bicorno trará problema, por isso é muito importante o acompanhamento médico desde quando se decide engravidar e durante toda a gestação.



Fonte: pregnancy.families.com, www.acfs2000.com/, www.stpeterssurgery.com
http://anunes.e-familyblog.com/note/37919/%C3%9Atero-bicorno-e-gravidez.html

0 Comentários: