14 de jun. de 2012

Oque é Incompetência ou Insuficiência Istmo Cervical (IIC)?

Numa gravidez normal, o colo do útero permanece firme, comprido e fechado até as últimas semanas, quando começa a amolecer, afinar e dilatar (abrir) preparando-se para dar passagem ao bebê no parto vaginal. Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical quer dizer que seu colo do útero é mais fraco que o normal, ou que sempre foi mais curto, e que tende a dilatar e afinar sem que haja contrações, só pelo peso do bebê. O grande problema é que a dilatação pode acontecer rápido demais e o bebê nascer muito antes do tempo, ainda no segundo trimestre, quando ainda não tem condições de sobreviver fora da barriga. Infelizmente a Maioria das mulheres só descobrem após alguma perda ainda no segundo Trimestre de gestação. 


Causas? 
As causas de incompetência istmo-cervical podem ser de dois tipos: congênitas ou adquiridas Causas congênitas São aquelas que já nascemos com ela, como no meu caso.
Causas adquiridas por sua vez, são aquelas que levam a uma deformidade deste canal após o nascimento (ex.: partos com utilização de fórceps, partos traumáticos, dilatação forçada do colo uterino, conização, forceps tumoração istmo-cervical (miomas. etc.).
 


Tratamento? 
Até hoje não existe tratamento para a IIC, Existe medida de precaução. As medidas de precaução geralmente são: - Repouso moderado à absoluto - Cerclagem (circlagem) - Medicamentos inibidores de contração uterina precoce (Inibina, Dactil),Solicitar o medicamento para amadurecimento do pulmão do bebê também é uma medida preventiva. 


Oque é Cerclagem (Circlagem)? 
É uma costura no colo uterino que ajuda a manter o colo fechado, é feita no Hospital com anestesia e muitas vezes a mulher pode ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte.. Ela pode receber, pela veia, medicamentos para inibir contrações, durante algumas horas. O médico receitará repouso nos dias seguintes, e é possível que você sinta um pouco de cólica ou tenha um leve sangramento.
As relações sexuais ficarão proibidas, por um tempo ou pela gravidez toda. Provavelmente você vai tomar remédios para evitar infecções ou parto prematuro, e será acompanhada atentamente até as 37 semanas de gravidez. O melhor periodo para se fazer a cerclagem, é por volta das 12 semanas, onde já não ha mais risco de aborto espontâneo e de prefêrencia antes das 20.
A cerclagem pode ser retirada por volta de 37 semanas para esperar o parto normal, durante o trabalho de parto ou mesmo Só depois do nascimento com Cesariana. 


Quais são os exames para diagnosticar a IIC? 
Histerossalpingografia, vela de Hegar número 8, vídeo histeroscopia. Todos são eficientes para o diagnóstico, mas não há um muito melhor que o outro, especialmente porque eles são solicitados quando já se tem uma suspeita clínica(pelo histórico de perdas), e essa é o mais importante de todos. 


Por que muitas gestantes fazem cerclagem fazem Repouso relativo ,enquanto outras têm que fazer repouso absoluto? 
A recomendação de repouso absoluto depende de vários fatores: do passado de perdas em gestações anteriores com circlagem, das condições do colo uterino no momento da circlagem, da dificuldade do procedimento, do afrouxamento do fio de circlagem e da ocorrência de outras complicações como a ruptura de membranas e o trabalho de parto prematuro. Dependendo dessas condições será prescrito repouso absoluto ou não para a gestante. Um dos dados importantes nessa consideração é a resposta uterina ao procedimento. Algumas mulheres têm mais contrações uterinas após a cirurgia, enquanto outras têm uma adaptação melhor. 


Obs:Colo uterino menor que 3 cm exige cautela pois corre-se o risco de arrebentar com os pontos da cerclagem. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...