17 de jun. de 2012

Problemas na tireoide podem prejudicar fertilidade da mulher

Os distúrbios que afetam a tireoide podem ser mais uma causa dos problemas de fertilidade. O fenômeno acontece porque o ciclo menstrual e a ovulação .... Foto: Shutterstock/Especial para Terra
Os distúrbios que afetam a tireoide podem ser mais uma causa dos problemas de fertilidade. O fenômeno acontece porque o ciclo menstrual e a ovulação dependem diretamente do bom funcionamento da glândula. Se há alguma irregularidade, o ciclo fértil da mulher também sofre mudanças, o que acaba interferindo na fertilidade feminina. 

De acordo com Marcio Coslovsky, ginecologista e diretor da clínica de reprodução humana Primórdia, do Rio de Janeiro, os tratamentos dos distúrbios podem ser a solução para o problema de fertilidade. "Se a tireoide for a única causa, e a paciente for jovem, nós tratamos e ela vai tentar engravidar naturalmente. Caso a mulher já tenha idade mais avançada, vamos iniciar o tratamento para o distúrbio aliado a uma das técnicas de reprodução assistida", afirma. 

Problemas na tireoide durante a gestação
Casos de descontrole do hipotireoidismo (quando a tireoide funciona menos que o necessário e o metabolismo fica abaixo do esperado) ou do hipertireoidismo (quando a glândula funciona de maneira muito acelerada) durante a gestação podem representar um grande risco para o bebê. 

"Quando a tireoide de uma gestante funciona de maneira errada, as chances de abortamento no primeiro trimestre da gravidez são muito altas e a probabilidade de parto prematuro também é alta", diz Marcio. 

Tratamento para mulheres grávidas
Segundo o médico, para passar bem pelos nove meses de gestação, a futura mãe deve tratar o distúrbio da tireoide e fazer um pré-natal que acompanhe o desenvolvimento da doença. A relação entre o obstetra e o endocrinologista deve ser efetiva durante o período. 



As medicações que controlam o hipotireoidismo durante a gravidez podem ser as mesmas que são utilizadas em qualquer outra situação. A diferença é que ela é ministrada em doses maiores. No caso do tratamento para o hipertireoidismo, os remédios devem ser bem controlados, porque podem influenciar a saúde do feto.


Fonte:http://vidaeestilo.terra.com.br/fertilidade/noticias/0,,OI5836315-EI20142,00-Problemas+na+tireoide+podem+prejudicar+fertilidade+da+mulher.html

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...