15 de fev. de 2013

Tudo sobre Ovulação

Então, o que é exatamente a ovulação?
A ovulação é a liberação de um óvulo maduro (óvulo) a partir do folículo ovariano. Cada ciclo menstrual, vários folículos ovarianos começam a amadurecer e desenvolver-se sob a influência de hormônios hipofisários. Normalmente, apenas um folículo se desenvolve plenamente. Enquanto os outros folículos recuam, este folículo dominante produz um óvulo que será lançado e que pode ser fertilizado. O folículo em crescimento secreta quantidades crescentes do hormônio estrogênio. Após a produção de estrogênio de pico, há um aumento do hormônio luteinizante (LH). O pico de LH provoca a liberação do óvulo maduro de seu folículo. Esta é a ovulação.
Após a ovulação
Uma vez que ovulou, o óvulo é captado por uma das trompas de falópio e começa a viajar para o útero na trompa de Falópio. Isto é onde a fertilização, se é para acontecer, tem lugar. O folículo que liberou o óvulo torna-se conhecido como o corpo lúteo após a ovulação e começa a secretar o hormônio de indução de calor, a progesterona.
A vida útil do óvulo após a ovulação é apenas 12-24 horas, talvez até menos. A fertilização deve ocorrer dentro deste prazo. Após este período, o ovo começa a degenerar e não é mais capaz de ser fertilizado. Esta parece ser uma janela de tempo muito curto para a concepção acontecer. No entanto, os espermatozóides depositados antes da ovulação pode sobreviver no trato reprodutivo feminino por alguns dias, então os poucos dias antes da ovulação ocorre também são considerados dias férteis.
Ovulação e as fases do ciclo
A ovulação é o caso em que define as fases do ciclo menstrual. A fase antes da ovulação, quando os folículos ovarianos estão se desenvolvendo, é chamada a fase folicular. A fase depois da ovulação é chamada fase lútea. A duração da fase folicular pode variar, mas a duração da fase lútea é geralmente constante de ciclo para ciclo para a mesma mulher, durando 10-16 dias. Quando os ciclos são irregulares, geralmente é porque a ovulação ocorreu mais cedo ou mais tarde que o habitual. Saber quando a ovulação ocorreu permite que você veja se a relação sexual foi muito oportuna para a concepção e permite determinar o comprimento da fase lútea. Conhecendo o seu comprimento da fase lútea lhe diz quando esperar seu período ou de um resultado positivo do teste de gravidez.
Quando é que a ovulação ocorre?
Ovulação tem lugar, em média, cerca de duas semanas antes do seu período, embora possa variar de 10-16 dias antes do início da menstruação, dependendo do comprimento do seu fase lútea. Durante um ciclo de "média" de 28 dias, a ovulação é geralmente prevista para acontecer entre os dias 13-15 do ciclo. Com base nessa diretriz, muitas mulheres são ensinados a esperar a ovulação por volta do dia 14 do seu ciclo menstrual. Muitas mulheres, no entanto, não têm ciclos médios e até mesmo aqueles que costumam fazer pode ver irregularidades ao longo do tempo.
Um ciclo menstrual normal pode ser em qualquer lugar de 21 a 35 dias de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. Algumas mulheres sequer notam ciclos que são mais curtos ou mais longos do que isso. Ovulação, então, pode ocorrer muito mais cedo ou mais tarde do que orientações típicas sugerem. Por exemplo, a ovulação pode ocorrer no dia 23 do ciclo durante um ciclo que é de 35 dias de duração para uma mulher com uma fase de 12 dias, enquanto lútea da ovulação, pode ocorrer no dia 10 do ciclo para uma mulher com um ciclo de dia 24 e um comprimento de fase 14 dias lútea . Esta variação entre as mulheres e de ciclo para ciclo significa que não há realmente nenhuma simples "one-size-fits-all" fórmula matemática para calcular a sua data de ovulação sem observar seus sinais de fertilidade. No entanto, é possível aprender a identificar a sua própria data de ovulação e sinais férteis, examinando os seus sinais de fertilidade.
Detecção da Ovulação Sua data de ovulação e seu tempo de pico de fertilidade pode ser detectado por traçar seus sinais de fertilidade. Isto é porque os nossos corpos produzem sinais que podem alertar-nos que a ovulação está se aproximando e diga-nos quando a ovulação já passou. Sinais de fertilidade que indicam que os níveis de estrogênio são altos e ovulação está se aproximando (e fertilidade é alta) incluem observar cada vez mais elástico e "ovo" fluido cervical e observar o colo do útero, macio de alta e aberta. Dispositivos comerciais, tais como kits de ovulação previsão (OPKs) e monitores de fertilidade também pode nos dizer que a ovulação se aproxima através da medição da presença de estrogênio ou hormônio luteinizante (LH) na urina. Traçando a sua temperatura corporal basal (BBT) permite identificar o dia da ovulação e diz-lhe quando a ovulação já passou porque a progesterona aumenta a temperatura corporal basal após a ovulação.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...