24 de abr de 2011

Como Cuidar do Umbigo do Recém-Nascido?


Cuidados Com o Umbigo do Recém Nascido
Quando um neném nasce, o corte feito no cordão umbilical dá origem ao “coto umbilical“, que fica preso até que essa região cicatrize. Na maioria das vezes as crianças precisam de uma a duas semanas para cair, mas tem algumas crianças que precisam de mais de vinte dias para cicatrizar o local.
A maneira como é higienizado contribui e muito para a cicatrização do local. A limpeza deve ser feita utilizando algodão ou cotonete embebido com álcool 70%. Você deve fazer a higienização do local várias vezes no dia, tomando cuidado para não deixar o local úmido. Com o passar dos dias o coto vai ficar mais seco e escuro.
Na hora do banho o coto pode e deve ser lavado normalmente, com água e sabão neutro, sem a necessidade de nenhum cuidado especial.
Algumas mães ficam com medo de provocar dor ao limpar o local, mas saiba que o bebê só chora porque ele o algodão gelado ou até mesmo a insegurança da mãe, e não porque está sentindo dor.
Caso houver sangramento, não precisa ter medo. É normal que haja um pouco de sangue quando o coto está perto de cicatrizar. Nesse caso basta intensificar a limpeza no local, fazendo um curativo algumas vezes no dia. Mas se junto do sangue tiver a presença deoutra secreção é bom providenciar uma visitinha so pediatra.
Apesar de ser simples tem algumas coisas que a mãe não deve fazer na higienizaçãodo coto:
- Não passe substâncias como mercúrio, mertiolate ou anticéptico.
- Não ponha nenhum objeto na região. “Tem pessoas que acreditam que colocar pó de café ou uma moeda em cima do coto faz com que ele caia mais rápido”. Tudo superstição.
- Não use cintas ou faixas para segurar o umbigo, pois abafam a região e podem atrapalhar a cicatrização. Também evite deixar a fralda sobre o umbigo.


Para que o umbigo do recém nascido não inflame e tenha uma boa cicatrização, é importante ter cuidados especiais para higienizar e proteger a região. Após o seu nascimento, o bebê permanece com uma parte do cordão umbilical em seu corpo, despertando medo nas mães na hora de realizar a limpeza da região.
Tomando os devidos cuidados com o umbigo, é possível tratar da área normalmente sem causar dores ou feridas. Durante o banho do recém-nascido, é necessário evitar que a água penetre no umbigo, a umidade costuma ser a principal responsável pelas infecções nessa região. Após o banho, recomenda-se pegar um pedaço de algodão com água oxigenada e limpar delicadamente o umbigo (um cotonete também pode ser útil no processo de higienização).
A escolha da roupa do bebê também é algo importante, prefira peças feitas de algodão e que mantenham a área do umbigo arejada. Tenha cuidado no momento da troca de fralda para que a urina não escorra para dentro da região umbilical. A cicatrização do umbigo acontece com o tempo, em média 15 dias para o coto se desprender completamente da barriga. Após a queda do umbigo, a higienização deve continuar durante 10 dias.

0 Comentários: