16 de mai. de 2019

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o canal cervical, que liga o interior do útero à vagina e que se pode encontrar aberto ou fechado.
Geralmente, antes da gravidez, o colo do útero apresenta-se fechado e firme. À medida que a gravidez prossegue, o colo do útero vai-se preparando para o parto, tornando-se mais macio e mais dilatado. No entanto, em situações de insuficiência do colo uterino, ele pode abrir cedo demais, podendo levar a um parto precoce. 
O que significa colo do útero fechado e aberto

Situações em que o colo do útero se encontra fechado

Geralmente, o colo do útero encontra-se fechado durante a gravidez ou quando a mulher não está no seu período fértil, o que quer dizer que o colo do útero fechado não é sinal absoluto de que a pessoa está grávida.

Situações em que o colo do útero se encontra aberto

Geralmente, o colo uterino encontra-se aberto durante a menstruação, para que o fluxo menstrual possa sair para o exterior, durante a pré-ovulação e a ovulação, para que os espermatozoides passar pelo canal cervical e fecundar o óvulo e no fim da gravidez, para que o bebê possa sair para o exterior.

Como sentir o colo do útero 

O colo do útero pode ser verificado pela própria mulher, sendo possível perceber se ele se encontra aberto ou fechado. Para isso, deve-se lavar bem as mãos e ficar numa posição confortável, de preferência sentada e com os joelhos afastados. 
Depois, pode-se inserir delicadamente o dedo mais longo na vagina, com a ajuda de um lubrificante se necessário, deixando-o deslizar até sentir o colo do útero. Chegando a essa região, é possível perceber se o orifício está aberto ou fechado, através do toque.
O que significa colo do útero fechado e aberto

Dúvidas mais comuns

1. Colo do útero fechado quer dizer o quê?
O colo do útero fechado pode ser sinal de que a pessoa está grávida ou fora do período fértil.
2. O que pode ser colo do útero fechado e sangramento na gravidez?
Se o colo do útero estiver fechado e ocorrer sangramento, pode significar que alguns dos vasos sanguíneos do colo do útero sofreram rompimento devido ao seu crescimento, já que ele incha bastante no inicio da gravidez. Além disso, também pode acontecer devido à implantação do embrião no útero. 
De qualquer forma, perante qualquer sangramento, deve-se ir imediatamente ao obstetra, para que ele identifique a causa o mais brevemente possível, de forma a prevenir complicações.
3. Colo do útero fechado dificulta engravidar?
Geralmente, o colo do útero encontra-se fechado durante o período não fértil, ou seja, quando não há um óvulo pronto para ser fecundado ou quando a ovulação ainda demora alguns dias para ocorrer. Por isso, embora não seja impossível, é improvável que ocorra uma gravidez nesta situação.
4. Colo do útero fechado significa gravidez?
Não. Durante a gravidez o colo do útero encontra-se fechado, no entanto, não é a única situação em que isso acontece, já que ele também está fechado fora do período fértil da mulher.

Fonte:https://www.tuasaude.com

Um comentário:

Patricia disse...

Olá Engravidar com saúde, veja Agora o MÉTODO ÚNICO e SIMPLES
que eu usei para ensinar minha bebê DORMIR A NOITE TODA de uma forma única e prazerosa :)
https://bit.ly/soninho-profundo-2-0

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...