21 de abr. de 2011

Perguntas Mais Frequentes


Com quanto tempo posso fazer o teste de gravidez?


O ideal que você espero pelos o atraso da sua menstruação.
Nosso organismo só começa a liberar o hormônio que detecta a gravidez mais ou menos 15 dias depois da fecundação. Portanto para que não haja dúvidas aguarde para melhor resultado de seu teste.

Com quanto tempo de gestação posso descobrir o sexo do bebê?


Se o seu bebê for bonzinho e não fechar as pernas e seu médico for habilidoso com cerca de 16 semanas já é possível identificar o sexo do bebê.

Como saber se meu leite é fraco?


Não existe leite fraco. O que pode ocorrer é que no início da  amamentação sua produção de leite ainda seja limitada. Não se preocupe, quanto mais seu bebê mamar, mais leite você produzirá.
Se o seu bebê não estiver ganhando peso como deveria converse com seu pediatra sobre um possível complemto com fórmula para alimentação de seu pequeno.

Como cuidar do umbigo do meu bebê?


O coto umbilical cai espontâneamente entre a 1ª e a 2ª semana de vida do bebê, mas em alguns casos pode demorar até 30 dias para cair.
Você deve limpar o coto umbilical a cada troca de fralda e após o banho do bebê. Antes de iniciar a limpeza lave bem suas mãos com água e sabão. Umedeça a ponta do cotonete em álcool 70% e limpe a base do umbigo removendo todo resíduo existente. Repita o processo caso o algodão fique sujo.
Esses cuidados de higiene devem continuar até uma semana após a queda do coto umbilical.

 

Posso fazer tratamento nos dentes?

Sim .Desde que a anestesia não contenha adrenalina.


Como evitar que os meus seios rachem durante a amamentação?


Durante o banho use bucha vegetal nos mamilos.
Tome sol nos seios sempre que possível.
Estímulo os bicos , puxando- os levemente para frente sempre que possível. Dessa forma quando seu bebê chegar o bico do seu seio está pronto para que ele sugue corretamente.
Hoje é possível se encontrar ótimas pomadas a base de D- Pantol e lanolina que preparam os seios durante a gestação.
Masse da Johnson é uma ótima dica.

 

Posso ter relações sexuais durante a gravidez?


Sim. Se não houver intercorrências como por exemplo, sangramento,ameaça de aborto ou trabalho de parto prematuro é extremamente saúdavel manter relações sexuais do começo ao fim da gestação. 
O seu bebê em nada será atingido ou incomodado.Contrações uterinas durante o ato sexual são perfeitamente toleradas, não trazendo risco para o bebê.

 

Posso fazer exercícios físicos durante a gravidez?


As atividades físicas devem ser exercidas numa intensidade determinada por limites individuais. Diz-se que a grávida deve aprender a ouvir o corpo, exercitando-se até onde ele permite. Em relação aos esportes, a natação e o caminhar são os mais indicados. As ginásticas com saltos não são recomendadas.
Qual as consequências do fumo durante a gravidez?
Observa-se uma incidência maior de recém-nascidos pequenos quando as mães fumaram durante a gestação. Esse efeito parece ser relacionado ao número de cigarros, principalmente se for maior do 10 por dia. A mulher grávida deve ser encorajada a não fumar ou pelo menos, restringir ao máximo esse hábito.

 

Qual a quantidade segura de ingestão de alcóol durante a gravidez?


Devido à problemas de malformações do feto e outros, o álcool não deve ser ingerido durante os primeiros três meses de gestação. Após esse período a sua ingestão não deve ser maior que uma dose de destilados ou dois copos de cerveja, sem muita frequência. Evite ao máximo ingerir alcóol.

Posso pintar os cabelos durante a gravidez?

 É desaconselhável o uso de tinturas de cabelo durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre de gestação já que as tintas possuem chumbo em sua composição, substância essa que é tóxica.

É normal a queda de cabelos durante a gravidez?


É freqüente a queixa de queda de cabelos durante a gestação e no pós-parto. Trata-se de alteração fisiológica (normal) e momentânea. Depois de alguns meses de pós-parto os cabelos voltam a crescer.

Como evitar as manchas no rosto (cloasmas)?

É muito difíci prever quando e si elas vão apararecer. O ideal é se prevenir. Use protetor solar com frequência para impedir o aparecimento ou para que elas não se tornem tão pronunciadas.


Prisão de ventre , como me livrar dela durante a gestação?


Orientação médica durante o pré-natal corrigindo o hábito alimentar. O uso de alimentação que facilite a motilidade intestinal e a formação do bolo fecal (fibras, frutas - mamão, ameixa, laranja com bagaço -, cereais - farelo ou germe de trigo, maior ingestão de líquidos) costumam resolver o problema. O uso de medicamentos e do supositório de glicerina fica restrito aos casos mais rebeldes que venham a trazer desconforto à gestante.

Inchaço é normal?

O edema ou inchaço é uma alteração normal durante a gestação e em algumas pacientes pode vir a aparecer ou aumentar após o parto. Edema de mãos e de face devem merecer uma consulta médica, embora na maioria das vezes também não indiquem presença de doença. Diuréticos estão contra-indicados.


   

Tenho muitas cãimbras, é normal?


 São minimizadas com massagem nas pernas, flexão suave dos pés e calor local. As câimbras ocorrem fisiologicamente durante a gestação, principalmente durante o período de clima frio. A utilização de derivados do leite podem minimizar o problema quando existir carência de cálcio.

 

Como evitar as estrias ?

 A medida mais eficaz é o controle do ganho de peso. A utilização de cremes hidratantes é permitida embora sua eficácia não seja comprovada. Quanto menos a gestante engordar menor é a possibilidade de sua ocorrência.

Como aliviar as hemorróidas?

 A dor e edema são aliviados pelo uso de agentes que amolecem as fezes e pela aplicação tópica da anestésicos.

Porque temos anemia quando estamos grávidas?

 A maioria das anemias que aparecem durante a gravidez são devido a carência de ferro. Durante a gestação uma grande quantidade desse mineral é consumida. A utilização indiscriminada de sulfato ferroso associado ou não a outros minerais e vitaminas é controversa. Deve-se, entretanto, utilizá-lo nas pacientes que tinham fluxo menstrual aumentado, que não ingiram carne vermelha e feijão pelo menos duas a três vezes durante a semana, que estiveram grávidas em um período inferior a um ano, nas portadoras de cardiopatia ou que estejam grávidas de gêmeos. A utilização de sulfato ferroso profilático (com o objetivo de evitar a anemia) é de apenas um comprimido ao dia e com o fim terapêutico é de dois a quatro comprimidos ao dia (1.200 mg/dia). É preferível a sua ingestão antes das refeições devido a acidez do estômago favorecer sua absorção.

Quais as vacinas essências antes e durante a gravidez?

 A vacinação antitetânica é recomendada a partir do 5o. mês para aquelas pacientes não vacinadas, sendo as doses em número de 3, uma a cada 2 meses. Nas vacinadas mais de 5 anos, basta uma dose de reforço entre o sétimo e o oitavo mês. Considera-se vacinada a paciente que tenha recebido qualquer vacinação antitetânica, mesmo que tenha sido apenas durante a infância (tríplice infantil). Nos postos de saúde está sendo administrada a dupla adulto que protege também contra a difteria e pode ser administrada durante a gestação.
Não se deve esquecer de tomar a vacina contra rúbeola antes de engravidar. Se não foi vacinada evite contato com pessoas contaminadas. A rúbeola é altamente perigosa para gestantes.

Os autos e baixos emocionais durante a gestação. Porque sofremos com isso?

 Durante a gestação vários serão os possíveis problemas emocionais. A gestante deverá discuti-los com o seu obstetra. Esses passam por questionamentos sobre a própria gestação, conflitos do casal e financeiros. O obstetra por sua vez deverá sempre estar disposto a ouvir e a aconselhar.
Os hormônios nos deixam com as emoções a flor da pele. É super natural crises de choro assim como ataques de riso. Durante a gravidez nosso humor ocila muito.

Que remédios posso tomar durante a gestação?

 Todo e qualquer medicamento durante a gestação deve ser prescrito pelo médico obstetra, portanto a automedicação é contra-indicada.

 

Quais os medicamentos que são terminantemente contra indicados?

 Não devem ser utilizados medicamentos com ergotamina (tipo Neosaldina, Cefalium) devido ao efeito vasoconstritor dessa droga. Os medicamentos a base de ácido acetil salicílico (tipo AAS, Aspirina), não devem ser utilizados no final da gestação devido alterarem a coagulação do sangue e poderem aumentar o sangramento durante o parto e no período pós-parto.


É normal menstruar durante a gravidez?

Logo nos primeiros meses de gestação é comum a mulher ainda ter menstruação, devido a inúmeros fatores, que podem ser desde uma alteração hormonal ou outro problema qualquer.
Alguns dizem que menstruar até o quarto mês de gestação é normal. Existem relatos onde houve menstruação até o sexto mês de gravidez. Porem, ela também podem ser causada por problemas mais sérios, que oferecem algum tipo de risco a saude da mulher.
Por isso que não existe outra coisa melhor a fazer a não ser procurar um medico ginecologista e fazer todo um acompanhamento durante toda a gestação, para que assim, caso surja algum problema, ele possa ser resolvido o mais rápido possivel.
Agora tem que se ter cuidado para não confundir a menstruação com pequenos sangramentos. Por isso se está grávida, ou suspeita estar procure um médico.


Há posições sexuais mais eficientes que outras para engravidar? 

Infelizmente não há comprovação científica de que uma posição sexual é melhor do que a outra para tentar ter um bebê. Foram registradas, no entanto, imagens de ressonância magnética de casais mantendo relações sexuais em diversas posições, o que esclareceu um pouco o que acontece dentro do corpo da mulher na hora do sexo. 

Se formos nos guiar pelo bom senso, a posição papai-e-mamãe (com o homem por cima) seria a mais indicada, porque permite uma penetração mais profunda, colocando os espermatozóides mais perto da abertura do colo do útero. 

Há outras posições que poderiam aumentar as chances de engravidar (ou, no mínimo, combater o tédio na vida sexual), como a penetração vaginal por trás, com a mulher deitada de lado ou de quatro ("cachorrinho"). Nesse tipo de posição, os espermatozóides também são depositados perto do colo uterino. 

As imagens de ressonância magnética confirmaram que a extremidade do pênis chega até o espaço entre o colo do útero e as paredes da vagina nessas posições. A posição papai-e-mamãe garante que o pênis alcance o espaço diante do colo uterino (o chamado fundo de saco anterior), e a penetração vaginal por trás faz com que a ponta do pênis chegue ao fundo de saco posterior. 

O fundamental na fase de tentativas de engravidar, no entanto, é ter relações sexuais nos dias em que a mulher está mais fértil, ou seja, um ou dois dias antes da ovulação e também no dia da ovulação. 

Quais são as posições menos favoráveis à concepção? 

Há especialistas que afirmam que as relações sexuais em que os parceiros estejam sentados, de pé ou com a mulher por cima são menos favoráveis à concepção, por causa da força da gravidade, que dificultaria o avanço dos espermatozóides útero acima. 

Mas é óbvio que muita gente engravida com esse tipo de relação sexual, portanto não vale a pena descartar uma posição de que o casal goste só por esse motivo, a não ser que comecem a surgir dificuldades para engravidar. 

O orgasmo é imprescindível para que a mulher engravide? 

Para o homem, o orgasmo é quase imprescindível, já que é preciso haver alguma ejaculação. Mas a concepção pode acontecer mesmo sem o orgasmo masculino, porque pode haver pequenas saídas de sêmen antes do orgasmo. 

Para a mulher, recentes indícios mostraram que o orgasmo pode favorecer a concepção, porque as contrações que acompanham o ápice da relação sexual talvez ajudem a levar os espermatozóides para dentro do útero e das tubas uterinas (isso, é claro, se a mulher tiver orgasmo ao mesmo tempo que o homem ou depois da ejaculação). 

É preciso ter em mente, no entanto, que o orgasmo não é de maneira nenhuma imprescindível para que a mulher engravide. 

Existem posições mais favoráveis para fazer menino ou menina? 

Não existe nada cientificamente confirmado, apenas lendas e folclore. Segundo uma dessas simpatias, se a mulher estiver por cima, engravidará de uma menina. Você pode até tentar, mas pergunte a algumas amigas (bem íntimas) que tenham filhos e você vai ver como a regra não é garantia nenhuma! 

Devo ficar deitada depois do sexo para ajudar na concepção? 

Certos especialistas defendem que é positivo ficar meia hora na cama, sem se levantar, depois da relação sexual, para aumentar as chances de engravidar. Eles recomendam que a mulher fique deitada de barriga para cima, de preferência com um travesseiro debaixo do quadril e com as pernas flexionadas. Em tese, isso ajudaria os espermatozóides a subir útero acima em direção às trompas, já que eles não teriam que lutar contra a gravidade. 

Estudos recentes, porém, mostram que os espermatozóides saudáveis levam menos de dois minutos para alcançar as trompas, por isso, se não der para ficar meia hora deitada, alguns minutos já devem ser suficientes para dar uma mão no processo (se é que o "incentivo" aos espermatozóides realmente funciona). 

Há mulheres que têm propensão a infecções urinárias e são orientadas a fazer xixi logo depois da relação sexual. Se esse for o seu caso, é melhor continuar seguindo a recomendação médica. 

Outro truque que algumas mulheres arriscam é deixar as pernas para cima, em posição de "vela", com o quadril elevado, apoiado pelas mãos, alguns minutos depois do sexo. Se você for atlética, não custa tentar -- mas não vá despencar da cama!


Um comentário:

Felipe Pena disse...

Parabéns pelas matérias, ótimas postagens...
Gostaria de deixar aqui uma dica sobre os tatames educativos da Eva Brasil, auxiliando na proteção dos primeiros passos dos nossos pequenos, coloridos e interativos.
Para saber mais acesse o site: https://evabrasil.com.br/
Fabricação própria. Super recomendo!!!

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...