24 de abr. de 2011

Vamos Tirar Dúvidas Sobre Gravidez ?


Quando se considera que um casal tem problemas de infertilidade?
Quando não ocorre gravidez no período de um ano e meio de vida sexual sem qualquer uso de contracepção.

Qual é o percentual de casais com problemas para engravidar?
Acredita-se que 10% dos casais em idade reprodutiva têm alguma dificuldade para engravidar. As causas são divididas igualmente entre o homem e a mulher: 50% para cada um.

Meu médico pediu uma histerosalpingografia. Para que serve?
A histerosalpingografia é um exame de Raios-X realizado com contraste. Mostra as alterações da cavidade uterina, como pólipos, cicatrizes, etc., além de visualizar também o estado do interior da trompa, bem como da passagem do contraste, comprovando o trajeto tubário.

Aos 40 anos, como saber se tenho chances de engravidar?
O primeiro exame seria uma avaliação hormonal para saber se seus ovários ainda têm uma boa reserva de óvulos.

Prolactina elevada impede a gravidez?
Não impede, mas dificulta. A prolactina elevada, mesmo não excessivamente, pode alterar a ovulação, acarretando dificuldade para engravidar. O melhor é consultar o médico, que deverá prescrever medicação para controle.

Um testículo menor que o outro pode ser causa de esterilidade?
O tamanho diferente dos testículos não significa esterilidade, mas é aconselhável um exame para avaliar os espermatozóides.

Quero engravidar. Devo começar, agora, a tomar ácido fólico?
Sim, o ácido fólico é importantíssimo para evitar malformações fetais e você deve começar a tomá-lo a partir do momento em que deseja engravidar. Converse com seu médico.

Minha menstruação é irregular. Como calcular a data da ovulação? 
Se seus ciclos são variáveis, você deve tirar uma média entre eles. A ovulação ocorre de 12 a 14 dias antes de iniciar a menstruação. O período fértil seria, mais ou menos, dois dias antes e após esta data.

Meu marido teve o diagnóstico de azoospermia (sêmen sem espermatozóides). Conseguirei engravidar?
Alguns casos de azoospermia podem ser solucionados. Para maiores pesquisas, procure uma clinica especializada em infertilidade.

Cisto no ovário que desaparece com medicação, mas depois volta, impede a gravidez?
A presença de um cisto no ovário significa que o estímulo hormonal para a ovulação não foi perfeito. Primeiro, tente um diagnóstico do problema através de uma avaliação hormonal. Só depois programe o tratamento para que você tenha uma ovulação fisiológica.

Ovários policísticos impedem a gravidez? Há tratamento?
A SOP (síndrome do ovário policístico) é uma alteração hormonal que muda o ciclo menstrual da mulher. Não impede a gravidez, mas a ovulação pode não ocorrer espontaneamente e nesse caso, o médico prescreverá indutores de ovulação.

Fiz duas curetagens uterinas e estou com dificuldade para engravidar. Existe relação entre esses dois fatos?
Sim, curetagens uterinas são sempre um risco para complicações nas trompas. Solicite uma avaliação de seu útero e tubas, através de um exame chamado histerossalpingografia.

Na prática, qual o número de espermatozóides necessários para se conseguir uma gravidez espontânea?
Basta um espermatozóide para fecundar o óvulo, mas quanto maior o número, quanto melhor a forma, quanto maior a sobrevida e quanto maior a motilidade, maiores as chances de se conseguir engravidar. Na prática, considera-se possível uma gravidez espontânea quando o número de espermatozóides for maior que 20 milhões.

Posso saber se estou grávida antes do atraso da menstruação?
A ovulação ocorre por volta do 14º dia a partir do primeiro dia da menstruação. Logo, se ocorrer gravidez, acontecerá a partir da terceira semana do ciclo. A secreção vaginal, que deveria permanecer espessa pouco antes da menstruação, permanecerá fluida e em grande quantidade. Alterações do sono, dor no baixo ventre e retenção de gases são sintomas que podem ocorrer antes que a ausência da menstruação seja percebida.

Meu útero é “virado”. Posso engravidar assim mesmo?
Sim, pode. Hoje em dia não se considera mais a posição do útero como uma possível causa de esterilidade, a não ser que esta posição irregular seja decorrente de alguma doença pélvica, como por exemplo, endometriose.

Tentando engravidar, penso em fazer uma dieta para emagrecer, inclusive com remédios para tirar o apetite. Vou prejudicar meu filho?
Certamente. Remédios para emagrecer estão proibidos para quem quer engravidar e, além disso, dietas rigorosas são contra-indicadas. O máximo que você pode fazer é limitar as calorias, de preferência com o acompanhamento de uma nutricionista.

Estou acima do peso. É verdade que isso pode dificultar uma gravidez?
O excesso de tecido gorduroso aumenta a produção de estrogênio, que pode alterar o seu equilíbrio hormonal e dificultar uma gestação.

Meu ciclo menstrual é irregular. Qual é a minha possibilidade de engravidar?
Se seu ciclo é irregular, provavelmente sua ovulação também é irregular, o que dificulta a gravidez. Faça uma avaliação clinica e um exame de dosagem hormonal.

Sofro de asma e gostaria de ter um filho. Minha gravidez seria normal?
A asma não é contra-indicada para quem quer engravidar. Com um acompanhamento do pneumologista e do obstetra, você, provavelmente não terá problemas.

Quero muito engravidar, mas só tenho um ovário. É possível?
Sim. O outro ovário supre qualquer possível diminuição de óvulos.

A laqueadura de trompas é reversível?
Sim. A reversão é feita através da recanalização tubária, microcirurgia que dá um resultado positivo de cerca de 50% a 60%.

Estou com dificuldade de engravidar e o médico me pediu um exame de dosagem hormonal. Para que serve?
A mulher só ovula – condição para que engravide – se todos os hormônios femininos estiverem normais e em equilíbrio. O exame de dosagem hormonal detecta possíveis alterações nos hormônios que poderiam dificultar a ovulação.

A endometriose, necessariamente, dificulta uma gravidez?
Não, necessariamente. A endometriose vai dificultar uma gravidez, dependendo do seu grau: leve, moderado ou grave. Quanto mais grave, maior a dificuldade.

Estou tentando engravidar há um ano. O médico pediu que eu fizesse uma videolaparascopia. Para que serve? 
A videolaparascopia é um exame para a avaliação da cavidade pélvica, com o objetivo de pesquisar os fatores que poderiam impedir ou dificultar uma gestação, como aderências e/ou endometriose.

Há alguma coisa que eu possa fazer para aumentar minhas chances de ficar grávida?
Você deve “cercar” o período fértil, que começa no décimo dia do ciclo. A partir daí tenha relação sexual em dias alternados, durante sete ou oito dias. Após a relação não se levante imediatamente e evite duchas vaginais.

Estou tentando engravidar e não menstruo há 45 dias, mas o Beta HCG deu negativo. O que está acontecendo? 
O ciclo menstrual é controlado pelo hormônio progesterona, que só é produzido quando há ovulação. Quando esta ocorre, a menstruação descerá 14 dias depois, caso não esteja grávida. Se você não menstrua, o ciclo se torna irregular, podendo atrasar dias, até meses. Quando isso acontece, normalmente, é devido a algum problema hormonal. Procure seu ginecologista para fazer um exame de dosagem hormonal.

Tento engravidar a um ano, sem sucesso. Meu ciclo é totalmente irregular, com atrasos consideráveis. O que me aconselha?
Se seu ciclo é irregular, com tendência a atrasos de vários dias, talvez você não esteja ovulando e, conseqüentemente, não tem período fértil. Peça ao seu médico um estudo hormonal para que se possa avaliar possíveis alterações.

É possível que o exame Beta HCG dê negativo, quando se está com apenas um dia de atraso menstrual?
Sim, é possível. Isso pode acontecer porque vai depender do dia de sua ovulação. Se ainda não menstruou, espere sete dias e repita o exame de sangue.

Posso usar indutor de ovulação para conseguir engravidar?
O indutor de ovulação só pode ser usado, quando não há – comprovadamente – ovulação, em conseqüência, só sob prescrição e supervisão médica.

Quais são as maiores causas da infertilidade, tanto masculina quanto feminina?
Maiores causas de infertilidade: endometriose, problemas do esperma, problemas de ovulação, lesão tubária, problemas sexuais e problemas do colo do útero - nesta ordem.

De modo geral, quando mulheres e homens têm indicação para a inseminação artificial?
Na mulher, quando há alterações do muco cervical que impedem a livre penetração dos espermatozóides no útero. No homem, quando há uma grande diminuição do número de espermatozóides. Selecionam-se, em laboratório, os melhores, que são levados até a região mais próxima do local de encontro com o óvulo.

Vou fazer uma inseminação artificial. Como é o processo?
O processo, totalmente indolor, é parecido com um exame ginecológico. O esperma é selecionado e colocado através de uma sonda especial, no interior do colo do útero.

Em que situações a técnica de fertilização in vitro (bebê de proveta) está indicada?
Principalmente, nas seguintes situações: se a mulher tem obstrução das trompas que não puderam ser revertidas através da laparoscopia e em casos de esterilidade, sem causa aparente ou se o homem fez vasectomia ou tem uma infertilidade considerada sem gravidade.

Quais são as chances de gravidez, por ciclo, de fertilização in vitro?
Teoricamente, as chances de gravidez, por ciclo de fertilização in vitro são de 40%, três vezes mais do que a inseminação artificial.

Retirei os dois ovários e soube que poderia engravidar através de doação de óvulos. É verdade?
Sim. As doadoras são pacientes jovens, em tratamento pela fertilização in vitro que aceitam doar parte dos óvulos produzidos no processo de estimulação. Estes óvulos doados são fertilizados pelos espermatozóides do seu marido e seu útero receberá o embrião.

2 comentários:

Unknown disse...

Aconteceu o seguinte: briguei com meu marido e fiquei separada dele por duas semanas. Acabei transando com meu ex marido, nos dias 28e 29de marçode 2013. Eu me lembro que minha menstruação veio no dia17 de dezembromarço, 28 dias, e a menstruação fica descendo de 3 a 5dias. Gostaria de saber o dia provável da concepção, pois acabei voltando com meu marido, na mesma semana, e não me lembro os dias que transamos depois desseEstou em pânico, o que era pra ser uma felicidade está sendo um pesadelo pra mim, essa dúvida toda. Por favor, me ajude

Unknown disse...

me ajude

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...