06/05/2011

Estrogênio e Progesterona para que serve esses Hormônios ?


A produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa. A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres.
estrógeno induz as células de muitos locais do organismo, a proliferar, isto é, a aumentar em número. Por exemplo, a musculatura lisa do útero aumenta tanto que o órgão, após a puberdade, chega a duplicar ou, mesmo, a triplicar de tamanho. O estrogênio também provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios que a circundam, faz o púbis se cobrir de pêlos, os quadris se alargarem e o estreito pélvico assumir a forma ovóide, em vez de afunilada como no homem; provoca o desenvolvimento das mamas e a proliferação dos seus elementos glandulares, e, finalmente, leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo. Em resumo, todas as características que distinguem a mulher do homem são devido ao estrogênio e a razão básica para o desenvolvimento dessas características é o estímulo à proliferação dos elementos celulares em certas regiões do corpo.
estrógeno também estimula o crescimento de todos os ossos logo após a puberdade, mas promove rápida calcificação óssea, fazendo com que as partes dos ossos que crescem se "extingam" dentro de poucos anos, de forma que o crescimento, então, pára. A mulher, nessa fase, cresce mais rapidamente que o homem mas pára de crescer após os primeiros anos da puberdade; já o homem tem um crescimento menos rápido porém mais prolongado, de modo que ele assume uma estatura maior que a da mulher. Nesse ponto, também, diferenciam-se mais acentuadamente os dois sexos.
estrógeno tem outros efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, no endométrio e no ciclo menstrual.

Efeitos da falta do estrogênio

estrogénio é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causa a diminuição do brilho da pele e uma redistribuição de gordura corporal para partes caracteristicamente mais masculinas, ou seja, na barriga. É a falta de estrógenio que causa a secura vaginal, que pode acabar por afetar as relações sexuais ao tranformá-las em algo desagradável e doloroso.
estrogénio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardio-vasculares, eventos mais relacionados ao sexo masculino.
Uma outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrógeno é a irritabilidade e a depressão. Por último o estrógeno é responsável pela fixação do cálcio nos ossos.
Após a menopausa, grande parte das mulheres passa a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.
Estudos recentes têm associado a falta de estrógeno ao Mal de Alzheimer.

Outros efeitos:
  • causa estimulação dos seios
  • aumento da gordura corpórea
  • depressão
  • dor de cabeça, devido a dilatação ( e consequentemente aumento do diâmetro) dos vasos sanguíneos
  • interfere nos hormônios da tiróide
  • aumenta os coágulos no sangue
  • diminui a libido
  • ressecamento vaginal
  • enfraquece o controle do açúcar no sangue
  • perda de zinco e de retenção de cobre
  • reduz o nível de oxigênio em todas as células
  • aumenta os riscos de câncer do endométrio
  • aumenta riscos de câncer de mama
  • restringe um pouco a função dos osteoclastos
  • reduz o tônus vascular
  • aumenta riscos de doença na vesícula biliar
  • aumenta o risco de doenças auto-imunes
  • Insónia, que pode ser decorrente das ondas de calor que interrompem o sono
  • Aumento de rugas, por mudanças na formação da pele

  • Progesterona é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez.A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada Folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto físico da mulher. Após a liberação do óvulo este Folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir progesterona, a qual prepara a mulher para a gestação e o aleitamento.
  •  A progesterona age em todo o corpo físico da mulher preparando-a para a gravidez. Muitas mulheres tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior conseqüência é a amenorréia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.
    Funções
    Estimula as células do endométrio a se proliferarem e garante com que o embrião se fixe no cório para a formação da placenta. Também é o hormônio responsável pela continuidade da gravidez pois evita a descamação do endométrio, que ocasionaria um aborto.

9 Comentários:

LÜ@ disse...

muito bom obrigada

Soraia Costa disse...

Nada amiga!!!!

Anônimo disse...

BOA TARDE.

TENHO DEZ ANOS DE CASADA E NÃO TENHO FILHOS JÁ FIZ VARIOS TRATAMENTOS E NADA ATÉ AGORA. O MÉDICO FALOU QUE À UMA MÁ FORMAÇÃO NA CABEÇA DO ESPERMA E POR ISSO NÃO ELE FICA ENFRAQUECIDO E NÃO CONSEGUE ENTRAR PARA FAZER A FECUNDAÇÃO. MEU ESPOSO TOMA VITAMINA E QUE O MEDICO RECEITOU E EU PASSO UM CREME DE PROGESTERONA NA BARRIGA QUANDO VOU ME DEITAR MAS NÃO OBTIVEMOS SUCESSO.

TEM ALGO PARA NOS AJUDAR?

Anônimo disse...

Oi Meu nome é Iara e tenho uma duvida se a prostaglandina é uma substância hormonal produzida a partir do estímulo da progesterona e esta porcaria de progesterona também induz ao estrogenio deu uma confusão danada na minha cabeça, estou estudando as causas de minha dor d cabeça 2 dias antes de chegar a menstruação e afinal de contas o que eu tenho que inibir ou aumentar nos hormonios para não provocar esse incomodo.

Anônimo disse...

EU ALEXANDRE ESTOU ME TRANSFORMANDO EM MULHER COM ESSE HORMÔNIO MILAGROSO, COM ELE EU CHEGAREI ONDE EU ESPERO CHEGAR, JÁ ESTPU CONQUISTANDO MEU CORPO FEMININO PELA FORÇA DE DEUS ÓXALA , DE PADILHA MENINA MOÇA, DE YEMANJÁ, EMBREVE EU JÁ SEI COMO EU SEMPRE QUIS SER NA VIDA MULHER, MINHA MÃE NÃO VAI ACEITAR NUNCA MAIS É MEU SONHO , NÃO O DELA, ETNHO QUE LUTAR POR ELE CUSTE O QUE CUSTAR EU VENCEREI NA VIDA TRANSEXUAL EU SOU , vou ter os homns me desejando , as mulher homofobicas com raiva de mim

Lee disse...

Podes ter certeza Alexandre, que esta nâo é a "RECEITA" pra sua felicidade... as mudanças estâo dentro de voce e pelo visto, sua aura está meio escura... Mesmo conseguindo o aspécto fìsico desejado, seu interior continuará o mesmo... Sâo necessàrias mudanças mais profundas, reais e verdadeiras... Bjus. Lee

Anônimo disse...

Alexandre o sangue de Jesus tem poder....

Anônimo disse...

Jesus te ama

tuc 8.4 disse...

alexandre meu amigo, faça uma experiência, coloque a mão direita no coração, ignore as consagrações com as entidades que tu fizestes até hoje, peça uma trégua para mudar o seu radar por 1 minuto e diga em voz alta: "eu e toda a hierarquia celestial desejamos ser feliz e decidir agora sobre meu destino, pois eu me amo e me aceito" respire e sinta o que seu coração quer junto ao seu anjo da guarda. e depois decida. sucesso e sorte