6 de mai. de 2011

Rastreamento do câncer de próstata detecta o câncer precocemente



O prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, após uma biópsia, descobriu que ele tem câncer de próstata, afirmando se tratar de uma doença "no estágio muito, muito precoce."
O caso de Giuliani é um exemplo clássico da importância da detecção precoce no câncer de próstata, um dos dois tipos de câncer mais comuns entre os homens. O outro é o câncer de pele.
A próstata é uma glândula em forma de noz encontrada abaixo da bexiga dos homens. Quando o câncer de próstata é diagnosticado, o tratamento varia de acordo com o estágio da doença e outros fatores, como a saúde do paciente. Tendo em vista que o câncer de próstata geralmente cresce lentamente, uma opção para Giuliani poderia ser aguardar e ]observar. O índice de sobrevida em cinco anos no câncer de próstata é de quase 100%, mesmo sem o tratamento da doença. Os médicos costumam preferir essa abordagem quando o paciente tem mais de 70 anos de idade e pode não suportar uma prostatectomia radical - remoção cirúrgica completa da glândula afetada -, particularmente quando apresenta outros problemas graves de saúde.
Giuliani, no entanto, tem apenas 55 anos de idade. Para pacientes nessa faixa etária e que se encontram saudáveis, a cirurgia pode ser o tratamento de escolha, desde que os médicos estejam certos de que o câncer não se disseminou além da próstata e seja a opção do paciente. A criocirurgia, na qual as células do câncer são destruídas por congelação, eventualmente é utilizada no lugar da cirurgia tradicional.
A escolha do tratamento depende da idade do paciente, da agressividade e da localização do câncer. Muitas pessoas na idade de Giuliani realizam a cirurgia porque ela é a opção com maior chance de cura. Entretanto, esse procedimento apresenta efeitos colaterais.
Um desses efeitos é a impotência, que ocorre em até 50% dos pacientes submetidos à cirurgia da próstata.
Nos estágios iniciais do câncer de próstata não existem sintomas, motivo pelo qual a American Cancer Society recomenda que os pacientes realizem dosagens anuais do PSA (sigla em inglês para antígeno específico da próstata) a partir dos 50 anos de idade. Não se trata de um teste diagnóstico, podendo apenas indicar que o paciente pode apresentar um câncer de próstata. Em associação ao teste do PSA, a ACS recomenda o exame de toque retal para detectar o aumento da próstata.
Este, também, não é um exame definitivo. Através do toque, o médico pode determinar o tamanho da próstata e a sua consistência. Mas por volta dos 50 anos de idade, cerca de metade dos pacientes têm próstatas aumentadas de tamanho, o que pode levar a urinar mais freqüentemente. No entanto, esse aumento da próstata pode ser benigno, sem relação com o câncer. Quando o toque retal e os níveis de PSA sugerem que pode haver algum problema - como provavelmente ocorreu no caso de Giuliani -, o próximo passo é a biópsia da próstata.
Quando células cancerosas são encontradas, o cirurgião pode remover os linfonodos pélvicos para detectar a presença de câncer. Caso contrário, o tumor provavelmente não se disseminou além da próstata, e a remoção completa é freqüentemente recomendada.
Uma vez que o câncer de próstata é um tumor que, de forma geral, cresce lentamente, o médico pode recomendar uma conduta de observação. Ocasionalmente, entretanto, o tumor apresenta metástases repentinamente ou se dissemina rapidamente para todo o organismo.
Nos estágios mais avançados da doença, outros tratamentos são escolhidos: radioterapia, utilizando altas doses de raios X ou outras radiações de alta energia para destruir as células tumorais; terapia hormonal, utilizando hormônios femininos ou drogas que reduzem a produção dos hormônios masculinos; quimioterapia, que até o presente momento não mostrou resultados satisfatórios; e a terapia biológica, uma tentativa de estimular o sistema imunológico do paciente e restaurar as suas defesas naturais para combater a doença.
Giuliani declarou que a principal razão do PSA fazer parte dos seus exames gerais, realizados anualmente, é o fato do seu pai ter falecido pelo câncer de próstata. O seu pai tinha 73 anos, e a doença foi diagnosticada numa fase avançada.
O médico responsável ressaltou a importância da dosagem regular de PSA. Ele disse que apesar do exame não ser infalível, pode ser muito útil na detecção precoce do câncer, identificando a doença nos estágios em que ainda é curável.
O que causa o câncer de próstata? Os pesquisadores ainda procuram a resposta. Observou-se que alguns homens têm risco maior que outros - aqueles acima de 65 anos de idade, os que apresentam pai ou irmão com a doença e os negros (que têm duas vezes mais câncer de próstata que os brancos e maior risco de morrer pela doença).
Estudos têm apontado maneiras pelas quais o risco talvez possa ser reduzido. Uma das principais é a mesma recomendação dada para a redução do risco de outras doenças, desde as doenças cardíacas até a depressão: manter uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e grãos integrais; evitar alimentos ricos em gorduras e carboidratos; praticar atividades físicas regularmente, pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. Há um interesse crescente nos suplementos alimentares para a redução do risco do câncer de próstata, particularmente a vitamina E e o cromo.
Tendo em vista que se trata de uma doença comum, muitos estudos estão sendo realizados. Um deles, por exemplo, apoiado pelo National Institutes of Health, observou que o estresse pode ser uma das causas da doença. No entanto, isso está longe de ser estabelecido. Em animais de laboratório, o estresse estimulou a produção de um hormônio que provocou inflamação da próstata.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...