29 de jun. de 2011

Infertilidade e Acupuntura


A infertilidade é uma condição comum nos dias atuais, acometendo cerca de 10 a 15% dos casais, porém vem sendo descrita e discutida há mais de 3000 mil anos em textos antigos da Medicina Tradicional Chinesa.
A Acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo (mobilizando sua Energia) a fim de restaurar e manter a saúde. Dentro da concepção chinesa, toda doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a Acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.
Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela Acupuntura. Pode tratar de várias doenças ao mesmo tempo, cuidando também da mente e das emoções. A Infertilidade é uma das indicações desse tipo de tratamento.
O tratamento da Infertilidade por Acupuntura pode ser indicado de forma exclusiva ou com o objetivo de complementar e potencializar o tratamento convencional, dependendo de cada caso em particular.
Na mulher, do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, a Matriz (Útero, Trompas, Ovários) deve estar adequadamente suprida Energia para poder gerar um novo ser. O apropriado funcionamento dessa Matriz está na dependência do equilíbrio Yang/Yin dos outros órgãos e vísceras do corpo.
Fatores emocionais são fundamentais na gênese dos distúrbios energéticos da Matriz. São também importantes fatores alimentares e relativos à atividade física, uso de fumo, álcool e drogas, bem como os fatores constitucionais e a existência de patologia geral ou ginecológica anterior.

Infertilidade: possíveis benefícios do tratamento por Acupuntura
Pode melhorarcondições do endométrio, incluindo a melhora da perfusão uterina
Pode ajudar a regular os níveis hormonais e proporcionar maiores taxas de ovulação
Pode beneficiar mulheres com Síndrome de Ovários Policísticos e ciclos anovulatórios
Pode proporcionar melhora quantitativa e qualitativa do sêmen de homens inférteis
Pode beneficiar pacientes com alterações da tireóide que possam alterar a fertilidade
Pode aumentar o número de folículos produzidos no tratamento de Fertilização in vitro (FIV)
A acupuntura diminui o estresse emocional e a ansiedade, que são muito freqüentes em casais inférteis, o que contribui para melhor resultado terapêutico.


fonte/créditos:http://site.fmabc.br/conteudos/pgfmabc_pInt.asp?NTB8NTIO

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...