8 de jun. de 2011

O que faz um Urologista ?




Urologista é o médico especialista na avaliação e tratamendo do aparelho urinário, tanto masculino quanto feminino, e no aparelho genital (reprodutor) masculino. Os principais orgãos de atenção do urologista são: glândulas adrenais, rins, ureteres, bexiga, próstata, pênis, uretra e testiculos.
Relaciona-se intimamente com outras especialidades como a ginecologia, pediatria, geriatria, cirurgia geral, radiologia, entre outras e, entre as especialidades cirúrgicas é uma das mais completas e dinâmicas. A nefrologia muitas vezes é confundida com a urologia, mas a diferença fundamental reside na realização, pelo urologista, dos atos cirúrgicos, restando a parte clínica das afecções do aparelho urinário em comum com o nefrologista.
Por exemplo, no caso do transplante renal quem opera é o urologista e quem prepara o paciente e o acompanha no pós-operatório é o nefrologista.
A urologia apresenta devido a a sua enorme gama de atribuições, algumas sub-especialidades, entre elas : Urologia pediátrica ( condições urologicas que afetam crianças), Oncologia ( cancêr de rim, bexiga, próstata, testículos e pênis), Transplante Renal , Infertilidade Masculina ( diminuição ou ausência de habilidade de conceber), Calculose urinária, Andrologia (relacionado aos problemas sexuais masculinos) , Urologia Feminina e Neurourologia.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...