19/07/2011

Carência ou falta de Progesterona

A progesterona é um hormônio fundamental para a gravidez, pois ela é a responsável por manter a gestação.
A Progesterona aumenta o endométrio, oferece nutrição para o nenê e inibe a contração uterina. Percebe a importância? Um bom indicador de que tudo está bem com a Progesterona é a menstruação. Se você está menstruando normalmente sem o uso do anti-concepcional, é porque certamente está produzindo todos os hormônios adequadamente.
A progesterona é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo se encontra dentro de uma pequena bolinha líquida chamada folículo. É justamente este folículo que produz o estrógeno, hormônio feminino básico. Após a liberação do óvulo, o folículo se transforma em corpo amarelo e começa a produzir a progesterona. Ela é que prepara a mulher para a amamentação e o aleitamento. A realidade é que o ciclo menstrual prepara a mulher para a gravidez todos os meses.
O estrogênio é o hormônio básico da mulher. Sua produção começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa. É justamente a falta de estrogênio causa as ondas de calor na maioria das mulheres.
Voltando à Progesterona, ela é produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, para depois ser sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue.
Nesses casos, é indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.
Se você tiver mais dúvidas, converse com seu médico. Grávidas com mais de 35 anos sofrem aborto em 35% das gestações, consideradas em gravidez de risco por às vezes devido à má formação do feto que pode ser motivada pela carência de progesterona no organismo feminino nesta fase da vida.
De qualquer maneira, o médico pode fazer uso da progesterona em forma de comprimido para compensar o deficit ovariano e diminuir o risco de aborto.
Perguntas frequentes:
O que é Progesterona?
Progesterona é um dos hormônios produzidos pelo ovário desde a puberdade, e pela placente durante a gravidez
Como a Progesterona é produzida?
No processo da ovulação,(se você não lembra mais ou ainda não leu a nossa aulinha sobre o ciclo menstrual ainda está em tempo, aqui do lado esquerdo tem nosso índice! ) o óvulo, , se encontra dentro de uma pequena bolsinha chamado folículo. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma no chamado corpo lúteo, e aí começa a produzir a progesterona.
Qual a função da Progesterona?
Simplificando, a Progesterona prepara o corpo e o emocional da mulher para a gravidez... Ele prepara o interior do útero para receber o ovo fecundado, espessando-o e aumentando a circulação sanguínea e iniciar a gestação... É responsavel pela preparação das mamas para a produção de leite... E por inibir as contrações do útero impedindo a expulsão do embrião que se está implantando ou do feto já em desenvolvimento (aborto)...
E se eu não engravidar o que ocorre com a Progesterona?
Se o óvulo em determinado ciclo não for fecundado, o corpo lúteo que começou a secretar a progesterona desaparece, fazendo com que os níveis do hormônio diminuam rapidamente, provocando a descamação do revestimento interno do útero que começou a ser preparado: é a menstruação...
Valores de Referência
Valores de Referência (ng/ml)*
Homens................ 0,22 a 0,94
Mulheres: Fase Folicular .... 0,22 a 0,56
Meio do Ciclo ..... 0,40 a 1,30
Fase Lutea ........ 3,64 a 18,10
Os valores de referência podem variar conforme o laboratório que foi realizado o exame, portanto siga os valores de referência do seu exame!
Bom, agora que já temos essas informações vamos as alterações que podem ocorrer na concentração desse hormônio...
O que pode estar ocorrendo se minha progesterona estiver diminuída?
Quando a progesterona está baixa no organismo as mulheres podem estar apresentando:
- Anovulação: quando a mulher não ovula o corpo lúteo não exite e a progesterona não é produzida (é importante pesquisar o motivo de não estar ovulando!)
- Retenção hídrica, enxaqueca, irritabilidade
- Disturbios menstruais: menstruar fora do tempo certo no ciclo
- Abortamento
Quando a Progesterona está baixa normalmente o Duphaston ou outro medicamento a base de progesterona é indicado no tratamento... Vamos falar do Duphaston que é o mais comum...
Duphaston
** Informações retiradas do Bulário Eletrônico da Anvisa **
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
DUPHASTON é um progestagênio oralmente ativo com mecanismo de ação muito similar ao da progesterona normalmente encontrada em seu organismo, que é um hormônio produzido pelos ovários.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
DUPHASTON é indicado nos casos em que há deficiência de progesterona e como complementar na terapia hormonal na menopausa.
Tratamento de deficiências de progesterona, tais como:
  • tratamento da dismenorréia
  • tratamento da endometriose
  • tratamento da amenorréia secundária
  • tratamento de ciclos irregulares
  • tratamento da síndrome pré-menstrual
  • tratamento de aborto habitual ou ameaça de aborto, associados com deficiência de progesterona comprovada
  • tratamento de infertilidade devido a insuficiência lútea.
ATENÇÃO !!
A progesterona baixa não é a causa da falta de ovulação!!
A falta de ovulação é que causa a diminuição da mesma !!
A medicação para aumentar os valores da progesterona tem a função de regular o ciclo mestrual das mulheres que apresentam sangramentos fora do período correto; auxiliar a preparação do corpo feminino para a gravidez, ajudando o embrião a fixar-se no útero e evitar o aborto...
NUNCA TOME MEDICAÇÃO POR CONTA PRÓPRIA!! SIGA SEMPRE AS INDICAÇÕES DE SEU MÉDICO!!

0 Comentários: