5 de jul de 2011

Muco Cervical ou Billings

O que é?
É uma secreção natural da mulher, produzida no colo do útero que muda ao longo do ciclo por ação dos hormônios (estrogênio e progesterona). Quando a mulher entra em seu período fértil, essa secreção fica parecida com uma clara de ovo.
Como se usa?
A mulher deve observar todos os dias as mudanças que ocorrem no muco cervical (que são mais evidentes durante os dias da ovulação), para isto ela deve colocar o dedo na entrada da vagina, deixando com que o muco fique entre o dedo polegar e indicador, separando e esticando o muco entre eles.
O dia em que o muco cervical começar a esticar e estiver parecido com uma clara de ovo (transparente), significa que a mulher está entrando em seu período fértil, e deverá suspender suas relações sexuais até passar o 4º dia do ápice (dia em que o muco cervical teve sua maior elasticidade), que significa o fim do período fértil.
Qual a sua eficácia?
A taxa de falha é variável, e depende muito da capacidade do reconhecimento do muco cervical. O índice de falha deste método, varia entre 3 a 20%, ou seja, de cada 100 mulheres que usam este método durante o período de um ano, 3 a 20 podem vir a engravidar. Quando melhor utilizado, mais próximo de 3% fica a chance de falha.
Quais são os efeitos colaterais?
Não, por se tratar de um método comportamental, não existem efeitos colaterais.
Quais são os benefícios para a saúde da mulher?
     Ajuda as adolescentes a conhecerem melhor como é, e como funciona o seu corpo;
     Não apresenta efeitos colaterais.


Fonte/créditos:http://www.adolescencia.org.br

0 Comentários: