26 de dez de 2008

Óvulos, ovários, cistos, cistos foliculares e Menopausa.


Cisto: Estrutura “fechada contendo líquido”
Óvulo: Gameta (célula germinativa) feminino, que com o espermatozoide (gameta masculino), formarão o ovo fecundado dando origem a um novo ser.
Ovários: Órgãos bilaterais, localizados a cada lado do útero com função de guardar os óvulos.
Folículo: Folículo primordial é o óvulo imaturo.
Cistos Foliculares: Folículos imaturos em desenvolvimento que contém líquido em seu interior.
Menopausa: Termino das ovulações e da menstruação.

Como estas coisas estão relacionadas?
Quando a mulher nasce, ela nasce com todos os óvulos (folículos imaturos) guardados dentro dos ovários.  A mulher não produz nenhum óvulo após o seu nascimento, somente amadurece os óvulos que estão guardados nos ovários.
Os ovários são “reservatórios” (armazéns) de óvulos.
Na menacme (período reprodutivo da vida) os folículos imaturos são recrutados mensalmente para a mulher possa engravidar.  Estes folículos imaturos recrutados são estimulados pelos hormônios do cérebro para amadurecerem e quando estão amadurecendo, formam estruturas arredondas com líquido em seu interior conhecidos como cistos foliculares.
O cisto folicular com o melhor desenvolvimento vai se aproximando da superfície do ovário, e quando chega a sua maturidade rompe a superfície do ovário liberando o óvulo maduro do seu interior que é captado pela trompa. Caso a mulher tenha relação sexual até 3 dias antes da ovulação poderá fecundar o óvulo.
Ovulação é a saída do óvulo maduro quando o cisto folicular maduro rompe a superfície do ovário. Este fato é momentâneo e não acontece por vários dias. O período fértil é um período de 7 a 8 dias em torno da ovulação devido à sobrevida do espermatozoide e do óvulo. (o espermatozoide vive 3 dias, o óvulo 2 dias dentro do corpo da mulher e contando com uma margem de segurança de 2 a 4 dias dependendo do ciclo).
[rep_ovulacao.jpg]
A ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação (vida média do corpo lúteo).
Então a menina quando tem a primeira menstruação (menarca), ela já ovulou antes?
Sim, a ovulação aconteceu 14 dias antes da primeira menstruação.
Ela ovula 14 dias antes da próxima menstruação e se ela tiver relações (consensuais ou estupro) poderá engravidar antes de se “formar”, assim como na amamentação poderá engravidar antes da primeira menstruação.
Nos ciclos menstruais fisiológicos, ocorre o amadurecimento de óvulos e aparecimento de cistos foliculares para se preparar para a ovulação.
Quando se toma o anticoncepcional a mulher não ovula, pois  ele inibe a ovulação.   Inibindo a ovulação, não forma cistos foliculares para ovular protegendo da gravidez.

O que é o corpo lúteo?
corpo lúteo é a estrutura que é formada após o cisto folicular liberar o óvulo.
Ocasionalmente quando é formado o corpo lúteo, este pode conter líquido no seu interior sendo então conhecido como Cisto de Corpo Lúteo.
Quando da liberação do óvulo pelo cisto folicular no rompido da superfície do ovário tenha rompido algum “vasinho”, este pode sangrar na barriga causando uma dor conhecida como a “dor do meio” e pode sangrar dentro do corpo lúteo formando o que conhecemos como Cisto Hemorrágico de Corpo Lúteo.
O Corpo lúteo, o Cisto de corpo lúteo, o Cisto hemorrágico de corpo lúteo e os óvulos recrutados naquele ciclo para engravidar, normalmente serão absorvidos pelo organismo antes da menstruação. Na menstruação não desce os óvulos não fecundados, mas o endométrio formado naquele ciclo.
Caso não aconteça a gravidez, este ciclo irá se repetir mensalmente.

O que acontece com a reserva de óvulos se ela vai “gastando” todo mês?
A reserva de óvulos dura para sempre?
Se a mulher amadurece (gasta) os óvulos todos os meses para tentar engravidar e não produz mais, o que vai acontecendo com os óvulos com que ela nasceu?
Se a mulher não produz mais óvulos após o nascimento e só vai gastando, uma hora vai acabar os óvulos.
Vai acabar os óvulos?
Sim, vai acabar os óvulos e ela não terá mais ovulações e consequentemente não irá ter mais menstruação, por isso a mulher entra na Menopausa quando acabam os óvulos da reserva.

Menopausa
A Menopausa é a parada das menstruações devido ao termino dos óvulos que a mulher recebeu ao nascer e que foram usados nos ciclos menstruais para tentar engravidar.
Não tendo mais ovulações, não forma mais endométrio e nem descamações do endométrio.
A Menopausa é um diagnóstico feito após a parada das menstruações por período de um ano.
Por que somente após um ano se considera que a mulher entrou na menopausa há 1 ano?
Considera-se menopausa somente após um ano, porque até a parada da menstruação por 1 ano, a mulher ainda pode apresentar ovulações e ciclos menstruais irregulares, vindo 2 a 3 vezes por mês ou pausas de meses para depois ovular e menstruar até acabar todos os óvulos.
A garantia de não ovular mais somente poderá ser dada após um ano de parada da menstruação, até o prazo de um ano correrá risco de ovular e engravidar se não usar nenhum método contraceptivo.

Se gostou do artigo pode marcar este site com um click no +1 na pesquisa do Google para destacar o conteúdo e recomendá-lo.

0 Comentários: