27 de mar. de 2013

Exame de sangue pode prever quando mulher vai entrar na menopausa?


Um simples exame de sangue pode ser capaz de prever com precisão com qual idade as mulheres vão atingir a menopausa. A técnica foi desenvolvida por um grupo de cientistas iranianos.
Para os cientistas, a vantagem do teste é que as mulheres poderão planejar a família e a carreira anos antes.
Em geral, as mulheres entram na menopausa por volta dos 51 anos -a ovulação termina entre 40 e 60 anos.
O teste de sangue mede os níveis do hormônio AMH (anti-mülleriano), produzido pelas células dos ovários. Os resultados serão apresentados na conferência da Sociedade Europeia dos Direitos Humanos, Reprodução e Embriologia, em Roma, nesta segunda-feira.
"Os resultados permitem fazer uma avaliação mais realista da situação reprodutivo das mulheres muitos anos antes de elas atingirem a menopausa", diz Ramezani Tehrani, líder do estudo.
Para especialistas, os resultados desse trabalho são promissores, mas precisam ser confirmados em pesquisas maiores.

A PESQUISA

Os pesquisadores avaliaram amostras de sangue de 266 mulheres com idades entre 20 e 49 anos durante 12 anos. A cada três anos, eles mediram as concentrações do hormônio AMH.
É esse hormônio que controla o desenvolvimento dos folículos nos ovários (a partir dos quais os óvulos se desenvolvem), por isso, os pesquisadores acreditam que ele poderia ser útil para avaliar a função ovariana.
Os pesquisadores também colheram informações sobre o perfil socioeconômico das mulheres estudadas e sua história reprodutiva.
Eles criaram um modelo estatístico para estimar a idade da menopausa, com base nas concentrações do AMH.
Segundo os autores, os resultados mostraram "um bom nível de concordância" entre a idade prevista estatisticamente e a idade real da menopausa de 63 mulheres que atingiram a menopausa durante o estudo.
Segundo a pesquisa, a diferença média entre a idade prevista e idade real das mulheres na menopausa foi de quatro meses e a margem máxima de erro foi de três a quatro anos.
Agora, os pesquisadores querem descobrir se esse método também poderia ajudar a prever o momento exato em que a fertilidade da mulher efetivamente termina.






Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/758092-exame-de-sangue-pode-prever-quando-mulher-vai-entrar-na-menopausa.shtml

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...