21 de abr de 2011

Dieta Balanceada

Dieta balanceada


Maneire no sal e gorduras saturadas e tente comer abundância de frutas, vegetais e alimentos energéticos de grãos integrais. É mais fácil do que você pensa – troque seu sanduíche de pão branco por um integral ou de centeio; vá de grãos integrais no seu cereal do café-da-manhã e petisque biscoitos de arroz, torradinhas integrais ou pipoca natural; utilize produtos lácteos com teor reduzido de gordura; e troque manteiga por margarina, como Becel.

Também se assegure de que você come bastante gordura “boa”. Gorduras ”boas” são poliinsaturadas e gorduras monoinsaturadas, e são “boas” porque podem ajudar a diminuir o colesterol. Gorduras “ruins” são saturadas e gordura trans. Elas são “ruins” porque aumentam o colesterol.

Você precisa comer menos das gorduras “ruins” e substituí-las por gorduras “boas” para ajudar a manter seu coração saudável.


TIPO de GORDURAPRINCIPAIS FONTESEFEITOS SOBRE A SAÚDE CARDÍACA
GORDURAS "BOAS"
Ômega 6Óleos e cremes vegetais feitos de, por exemplo, girassol, milho, soja. Castanhas e sementes.Pode ajudar a diminuir o colesterol total e o LDL para manter o coração saudável.
Ômega 3 de plantasColza, linhaça, óleos de soja. Nozes e óleo de noz e vegetais verdes escuros.Pode ajudar a manter o coração saudável.
Ômega 3 de peixesPeixes oleosos tais como arenque, cavala, salmão, truta, sardinhas e atum fresco.Podem ajudar a manter o coração saudável.
Gorduras
monoinsaturadas
Óleos e cremes vegetais feitos de, por exemplo, oliva e colza. Algumas castanhas e pêras abacate.Podem ajudar a manter o coração saudável.
GORDURAS "RUINS"
Gorduras saturadasProdutos de origem animal tais como carnes gordurosas, carnes processadas, produtos lácteos integrais, queijo, bolos industrializados, doces, tortas e salgadinhos.Colesterol total e LDL aumentados têm um efeito adverso sobre a saúde cardíaca.
Gorduras transNaturalmente presentes em carnes gordurosas, produtos lácteos integrais e manteiga. Também produzida industrialmente através da hidrogenação parcial de óleos vegetais utilizados em bolos industrializados, doces, tortas e salgadinhos e em refeições rápidas, frituras profundas e comidas prontas.Colesterol LDL aumentado e colesterol HDL diminuído têm um efeito adverso sobre a saúde cardíaca.

0 Comentários: