22 de abr. de 2011

Período fértil


                              
O período fértil ocorre por volta do 14º dia contando a partir do primeiro dia de menstruação. A ovulação ocorre quando óvulo desce pelas Trompas de Falópio, onde pode ser fecundado pelos espermatozóides se estes se encontram na vagina.
É possível saber qual é o seu período fértil, mas precisa conhecer como são os seus ciclos menstruais. E no caso de não serem regulares uma forma de descobrir os seus dia mais férteis é  subtrair ao ciclo mais curto 18 dias e ao ciclo mais longo 11 dias.
Por exemplo: se o seu ciclo mais curto for de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 26 – 18 = 8 e, 30 – 11 = 19, quer dizer que os teus dias mais férteis são entre o oitavo e o décimo nono dias do ciclo.
No caso de um ciclo normalizado este tem uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação ao 14º.dia, entã deverá considerar como período de risco de gravidez entre o 11º. e o 17º dia.
Como calcular o Período Fértil?
A concepção poderá ocorrer em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Existe uma margem de alguns dias em cada ciclo que é potencialmente fértil.
Para estimar seus períodos férteis é preciso contar 14 dias a partir da data de início de seu último ciclo menstrual, e então assuma que a ovulação acontecerá entre 2 dias antes e dois dias depois desta data.
Estas contas podem ser úteis para programar sua gravidez ou se proteger de uma gestação fora dos planos.
No caso de programar a concepção poderá também estimar a data do nascimento do bebê. A gestação normal dura 280 dias, por isso basta subtrair 3 meses da data do seu último ciclo menstrual e então somar 7 dias.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria saber mais detalhado,essa coisa de tabela, pois eu estou meio em duvidas,sobre o periodo se é 10 dias depois ou 19 dias antes,fico sempre em duvidas...

Soraia Costa disse...

O Período fértil se calcula a partir dos dias do seu ciclo.

ex: seu ciclo foi de 30 dias
30-14= 16 então seu período fértil será dia 16ºDC.

seu ciclo foi de 28 dias
28-14= 14 então seu período fértil será dia 14ºDC.

então os treinos começam 7 dias antes do PF.

Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

como contar o ciclo se é de 28,30.assim por diante?minha mestruação dura de 3 a 2 dias

Soraia Costa disse...

Você conta como o seu primeiro dia de sangramento até a próxima menstruação e verifica quantos dias de um ciclo para o outro.

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...