15 de set. de 2011

Porque a menstruação atrasa?


Você começou ou já está ativa na vida sexual faz tempo, de vez em quando a menstruação atrasa. Se você sempre foi regular, a primeira coisa que passa pela cabeça é: estou grávida? Mesmo que você nem tenha feito sexo ou tenha feito sexo seguro, a neurose não permite que você raciocine, vai logo pensando em besteira. As adolescentes então, sem nenhuma experiência sobre isso, mesmo em tempos modernos em que a informação está aí, nítida e de fácil aceso, preferem acreditar nas mais estranhas e estapafúrdias teorias de conspiração pra uma menstruação atrasar.
Já que eu explico, explico e vocês teimam e vivem perguntando a mesma coisa, vamos ver aqui tudo que pode atrasar uma menstruação, tirando o fato que vocês não teriam a mínima chance de estarem grávidas, como 99% das pessoas que me perguntam não tem.
Primeiro vamos ver como funciona o processo da menstruação.

As células em vermelho são o endométrio alimentando o óvulo(amarelo) fecundado.

A cada ciclo menstrual, que em média é de 28 dias, ocorre a eliminação do endométrio ( o que chamamos de menstruação) . Essa mucosa uterina é responsável pelo alojamento do embrião no útero, caso isso não ocorra, os hormônios estimulam que o útero expulse esse endométrio, para a renovação dessas células. Isso explicando a grosso modo, já que seu eu for explicar ao pé da letra, aí vira aula chata de ciências.
Tudo isso ocorre porque hormônios, estimulados pelo hipotálamo e pela hipófise (glândulas que regulam como os hormônios vão atuar no nosso corpo), agem no aparelho reprodutivo feminino. E se esses estímulos vem do cérebro, muitas coisas podem influenciar: estresse, traumas, nervosismo, ansiedade, isso falando dos problemas psicológicos, fora o monte de outros fatores como:
- Desequilíbrios hormonais/ Ovários policísitcos/ Excesso de estrogênio/ Menopausa
- Disfunções uterinas/ Parto
- Medicamentos/ Quimioterapia
- Cafeína/ Álcool /Cigarro / Drogas
- Alimentação errada/ Falta de vitaminas/ Perda de peso/ Excesso de peso
- Excesso de exercício físico

Para cada fator, existe uma explicação científica, porque nosso corpo é uma máquina que, qualquer parafuso fora do lugar, gera problemas. Hoje me dia, vejo que existem muitos mais casos de mulheres com problemas hormonais do que antigamente, porque a nossa vida é completamente diferente. Antes de ficarem completamente neuróticas, prestem atenção a sua vida e vejam se não existem fatores que possam atrasar a menstruação, sem ser relações sexuais. Já tive caso de mulheres que achavam estar grávidas, mesmo não fazendo sexo há mais de 3 meses, porque ao invés de raciocinarem, deixam se levar pela histeria sem sentido (sem contar que também não tinham nenhum sintoma de gravidez).
Se você tem uma menstruação que vem sempre com a mesma regularidade (de 28 em 28 dias é o normal, mas podem ser de 30 em 30, 35 em 35 dias, cada mulher pode ter diferenças e mesmo assim ser considerada regular) e atrasar, 1, 2, 3 dias até mais que isso, uma ou outra vez, calma que é normal. Uma mulher com menstruação normal pode atrasar até mais de 10 dias, dependendo dos problemas citados acima. O problema é quando isso ocorre freqüentemente.
Se você tem uma menstruação que atrasa todo mês mais de 15 dias, se sua menstruação falha, um mês vem, outro não, se você fica meses sem menstruar, com certeza, você tem algum problema que deve ser verificado por um ginecologista através de exames. Você deve verificar isso o mais cedo possível, para que num futuro, você não sofra se descobrir que possa ter ficado estéril ou com dificuldades de engravidar.
Só lembre de uma coisa: NÃO É PORQUE SUA MENSTRUAÇÃO ATRASA QUE VOCÊ NÃO CORRE RISCOS DE ENGRAVIDAR, AO CONTRÁRIO, CORRE MUITO MAIS POR NÃO TER NENHUM CONTROLE!
Então, antes de se lamuriarem, observem os sintomas e vejam se existe necessidade para desespero. E USEM CAMISINHA!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...