O ciclo menstrual ou ciclo reprodutor feminino é um processo pelo qual o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez. Nas fêmeas humanas saudáveis, o ciclo se origina em torno dos 12, 13 anos, mas pode tanto vir numa idade precoce ou tardia (de 8 até 16 anos), vem em torno de 28 em 28 dias, mas também é normal vir de 21 em 21 ou até 40 dias, dependendo muito de cada organismo. Mulheres que tem o ciclo menor ou maior, mas que vem sempre com a mesma passagem de dias, é considerado regular
O ciclo menstrual inicia-se não a partir do sangramento,mas a partir do momento em que um óvulo amadurece, aí é que começa o processo, terminando, caso não haja fecundação, com a expulsão do endométrio, ao qual chamamos de menstruação.
Mas como se dá esse processo e como o cérebro atua em tudo isso?
A menstruação é parte de um processo regular que prepara o corpo da mulher para a gravidez todos os meses. Esse ciclo envolve várias fases que são controladas pelas interações de hormônios secretados pelo hipotálamo, pela glândula pituitária anterior (hipófise anterior) e pelos ovários.
O hipotálamo possui uma glândula chamada hipófise, que produz vários hormônios, dentre eles o do crescimento, os que regulam a tireóide e hormônios que regulam o ciclo reprodutor feminino: O hormônio estimulante folicular ou FSH, O hormônio luteinizante ou LH, Prolactina, entre outro que atuam em todo processo reprodutivo.
Os ovários são órgãos em pares (2), que são responsáveis pela fabricação dos óvulos e dos hormônios progesterona e estrogênio, e que funciona juntamente com hipófise.
A hipófise e os ovários, com a fabricação dos hormônios, é que regulam todo o ciclo menstrual. Um é dependente do outro e qualquer coisa que influencie seu funcionamento altera todo o ciclo reprodutor feminino e faz com que o sistema não funcione como deveria, causando irregularidade e até esterilidade. Já vimos em outro artigo aqui que alterações no organismo como doenças, ansiedade, estresse, mexem com os hormônios e podem tanto atrasar como adiantar a menstruação.
Bom, agora vou explicar de maneira mais simples, senão vocês não vão entender, são muito processos, mas vou detalhar o básico.
O começo do ciclo se dá quando a hipófise libera o FSH, fazendo com que o ovário estimule o amadurecimento de um óvulo. Nisso, o ovário aumenta o nível da progesterona, que faz com que o útero engrosse sua camada interna ( o endométrio) preparando-o para uma possível fecundação. Isso ocorre 14 dias antes do sangramento (menstruação).
Logo em seguida, o ovário libera um óvulo: se em torno de 24 horas não houver fecundação, esse óvulo “morre” e fica na trompa, onde é absorvido pelo organismo. Se por um acaso houver espermatozóides capazes de fecundar esse óvulo, ele é fecundado, se fecha e começa ali mesmo nas trompas, o processo de reprodução. Após 5 até 15 dias, é que óvulo vai “andando” até o útero onde se dá a nidação, quando ele “gruda” no endométrio e começa a se alimentar para começar seu desenvolvimento. Havendo fecundação, a progesterona não para mais de subir, até a hora do parto. Por isso que o nível de progesterona é alto quando a mulher faz o exame de gravidez!
Caso não haja fecundação, a progesterona baixa e dá lugar ao estrogênio. Baixando a progesterona, automaticamente, o endométrio perde a sua utilidade e o estrogênio estimula sua renovação, fazendo com que o útero escame e coloque pra fora o endométrio, daí se dá a ultima etapa do processo, que é a menstruação.
Resumindo: 14 dias antes de menstruar, o ovário libera o óvulo e esse óvulo vive entre 24 e 48 horas. É justamente esse o dia fértil, só que, se alguns dias antes ou depois desse dia, entrarem espermatozóides capazes de chegar até as trompas de falópio e encontrarem o óvulo, se ele estiver lá maduro, ele pode ser fertilizado. Tudo isso que eu contei é para a mulher saber como seu corpo funciona e pra aprender que a mulher só estará fértil durante 24 a 48 horas durante todo o ciclo menstrual. Você aprendendo sobre seu ciclo:
- Você evita tomar pílula do dia seguinte sem necessidade
- aprende como seu corpo funciona e entende o funcionamento da tabelinha;
- sabe como agem os hormônios e como o cérebro funciona na reprodução humana;
- entenda porque a menstruação atrasa, adianta, ou se torna irregular.
- tem noção de tudo o que ocorre com seus corpo e as mudanças que acontecem durante todo o ciclo.
A importância da mulher se conhecer é fundamental para que entenda como o anticoncepcional, pílula do dia seguinte, gravidez funcionam. Saber tudo sobre seu próprio corpo é amar a si mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário